Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ formará novos profissionais para o sistema penitenciário federal

General

MJ formará novos profissionais para o sistema penitenciário federal

por publicado: 12/02/2014 17h48 última modificação: 21/02/2014 11h14

O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ) inicia oficialmente a capacitação de 138 aprovados em concurso e que irão atuar em unidades prisionais federais. A abertura dos cursos para três carreiras acontece nesta quarta-feira (12), às 18h30, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.

A solenidade irá abrir o 4ª Curso de Formação Profissional de Agente Penitenciário Federal, com 100 alunos, o 3ª Curso de Formação Profissional de Especialista em Assistência Penitenciária, com 34 participantes, e 2º Curso de Formação Profissional de Técnico de Apoio à Assistência Penitenciária, com quatro matriculados.

Todas as capacitações começaram na segunda-feira (10) e são realizadas pela Escola Nacional de Serviços Penais (Espen). "Os três cursos são realizados em Brasília, com 424 horas/aula para o Curso de Agente Penitenciário Federal, e 274 horas/aula para os demais cargos", explica o diretor-geral do Depen, Augusto Rossini.

Segundo a diretora da Espen, Mara Fregapani, os cursos promovem ampliação de referenciais teóricos e práticos que permitam a formação integral e a construção de uma identidade específica do servidor penitenciário federal.

"As instruções vão possibilitar a valorização e o pleno desenvolvimento da função social e institucional desses profissionais. Ao final da capacitação, os novos servidores deverão estar preparados para contribuir para a reintegração social das pessoas presas, de acordo com os dispositivos da Lei de Execução Penal e com o pleno respeito aos Direitos Humanos", acrescentou Mara.

Allan de Carvalho
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br