Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ divulga entidades habilitadas ao Conselho de Política Indigenista

Destaque

MJ divulga entidades habilitadas ao Conselho de Política Indigenista

por publicado: 23/03/2016 16h36 última modificação: 28/03/2016 17h36

Brasília, 23/03/16 - O Ministério da Justiça anuncia que o Conselho Indigenista Missionário, o Conselho de Missão entre Índios, o Centro de Trabalho Indigenista, a Ação Nacional de Ação Indigenista e o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena estão habilitados ao processo de escolha de representantes da sociedade civil para a composição do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).

A escolha de dois representantes entre as habilitadas para o Conselho ocorrerá em uma reunião das entidades civis em data a ser definida. Esse é o resultado do Edital de Chamamento Público nº 01/2016/MJ. Os integrantes vão exercer o mandato de 2016 a 2020.

Criado em 17 de dezembro de 2015, o CNPI tem entre as suas finalidades propor princípios e diretrizes para as políticas públicas, prioridades e critérios para a condução da política indigenista e acompanhar a execução dessas ações. Composto de forma paritária entre o poder executivo, povos, organizações indígenas e entidades indigenistas, o Conselho é formado por 45 integrantes.

Entidades e organizações, que participaram do processo de seleção, têm prazo de 5 dias para interpor recurso quanto ao resultado da habilitação. O recurso deverá ser enviado ao Ministério da Justiça pelo e-mail cnpi.brasil@mj.gov.br.