Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional do Rio de Janeiro

Destaque

Ministro inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional do Rio de Janeiro

por publicado: 02/08/2016 21h40 última modificação: 02/08/2016 22h01


Rio de Janeiro, 2/8/16 - O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, inaugurou, nesta terça-feira (2), o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) do Rio de Janeiro. Assim como a unidade de Brasília, que começou a funcionar nesta segunda-feira (2), o local funciona na sede da Interpol e reúne 250 policiais de 55 países. Eles atuarão de forma conjunta e ininterrupta, juntamente com policiais federais brasileiros, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Leia também: Ministro inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional de Brasília

Leia também: "Foi uma solução rápida e melhor", diz ministro sobre a convocação de inativos 

O CCPI do Rio de Janeiro trabalha de forma interligada com a unidade de Brasília e os demais cinco Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), sediados nas cidades olímpicas que receberão partidas e jogos durante o evento.

De dentro do CCPI, agentes brasileiros e estrangeiros trocam informações de diversos bancos de dados de inteligência. Equipes monitoraram desde câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade até redes sociais.

Turistas que embarcarem no exterior podem ser monitorados antes mesmo de pisarem em solo brasileiro. Moraes explica que o CCPI é um moderno centro que reúne equipamentos de última geração. “Importante salientar que esse é o maior centro de comando já montado no Brasil e também em qualquer país na Interpol”.

O CCPI irá funcionar entre agosto e setembro. O ministro da Justiça, no entanto, destaca que a parceria entre o governo brasileiro e as polícias internacionais resultará em um legado para a segurança pública, não só para o Rio de Janeiro, mas para todo o Brasil. “O grande legado, do ponto de vista da segurança pública, é a integração entre as agências de inteligência e entre as equipes operacionais. Isso nós pretendemos manter para depois dos Jogos”, disse Moraes.