Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro faz vistoria de segurança no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

Destaque

Ministro faz vistoria de segurança no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

por publicado: 03/08/2016 17h15 última modificação: 03/08/2016 17h15

Brasília, 03/08/16 - O Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, fez nesta quarta-feira (03), a última checagem de segurança dos aeroportos das cidades que serão sede nas Olimpíadas. A vistoria do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Tancredo Neves, em Confins, encerra uma série de cinco visitas que tiveram o intuito de verificar o cumprimento do que foi definido no Plano Integrado de Segurança para os Jogos.

Ao lado do diretor-geral da Polícia federal, Leandro Daiello, do secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Sérgio Barboza Meneses, e do diretor da superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais, Flávio Hélcio Braga, o ministro inspecionou os equipamentos que serão utilizados na revista e no monitoramento de bagagens e passageiros.

Moraes conheceu o plano de segurança de Cofins, que assim como os demais terminais aéreos visitados terão cães farejadores circulando por todas a áreas dos aeroportos para detectar a presença de explosivos.

"O terminal de Confins está preparado. Temos tudo de mais moderno para trabalhar na prevenção, detecção e atuação em casos de ameaças: canil, robô, todo o maquinário necessário para garantir a segurança de quem viaja. Tudo o que foi preparado com as forças de segurança foi entregue no prazo e cumprido. A vistoria demonstra que estamos preparados", afirmou o ministro.

Durante o período das Olimpíadas o Brasil irá inaugurar um sistema desenvolvido pela Polícia Federal que utiliza a base de dados da Polícia Internacional (Interpol), que tem mais de 25 mil pessoas registradas, monitoradas e até procuradas pela Justiça. A identificação será feita em apenas três segundos com a leitura das digitais de todos os passageiros que entrarem no País. Todos os estrangeiros que chegarem ao Brasil passarão por esta identificação, além do procedimento normal, que já é feito na alfândega.

Condecoração
Após a inspeção, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, recebeu uma medalha de explosivista das mãos do perito criminal da Polícia Federal, Eduardo Kraemer. "Depois de tantas inspecões antibombas nos aeroportos brasileiros, o ministro já está apto para ter o brevê que concedemos aos policiais que participam do curso", avaliou Kraemer.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg