Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça participa de inauguração da primeira delegacia da mulher 24h de São Paulo

Destaque

Ministro da Justiça participa de inauguração da primeira delegacia da mulher 24h de São Paulo

por publicado: 22/08/2016 21h31 última modificação: 23/08/2016 14h38

São Paulo, 22/8/16 – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, participou da inauguração do plantão 24 horas da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (1ª DDM), na região central da cidade de São Paulo,  inaugurada em 6 de agosto de 1985 pelo então secretário da Segurança Pública, hoje presidente, Michel Temer.

A partir de agora, o local funcionará 24 horas, inclusive com plantões noturnos de segunda à sexta-feira, das 20 às 8 horas, com quatro equipes compostas por um delegado, dois investigadores e um escrivão. Aos finais de semana, haverá dois turnos de plantão, das 8 às 20 horas e das 20 às 8 horas.

A 1ª DDM é a primeira delegacia com atendimento 24 horas especializado às mulheres vítimas de violência em São Paulo. Duas delegadas recém-formadas foram convocadas para reforçar a equipe.

As demais delegacias de mulheres vão continuar funcionando apenas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Segundo a Secretaria de Segurança de São Paulo, os casos de violência contra a mulher também podem ser registrados em outras delegacias não especializadas.

Moraes lembrou que essa medida era prioritária enquanto foi secretário de Segurança Pública de São Paulo, e contou com total apoio do governador Geraldo Alckmin. O funcionamento ininterrupto da delegacia foi possível em virtude da posse de novas delegadas.

Em maio, o Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) anunciou a criação de um núcleo de enfretamento à violência de gênero, além de um cadastro nacional de medidas restritivas contra os agressores.

O secretário da Segurança de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, foi escolhido para participar da equipe que irá estudar medidas de combate a esses crimes. O governo de São Paulo já apresentou ao MJC proposta da criação de uma central nacional de atendimento à mulher nacional, o disk 180. Também foram sugeridas diversas alterações legislativas para melhor punir, restringir e reeducar os agressores.

InauguraçãoDDM