Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça irá à Bahia e a Alagoas intermediar conflitos indígenas

General

Ministro da Justiça irá à Bahia e a Alagoas intermediar conflitos indígenas

por publicado: 04/10/2013 10h04 última modificação: 21/02/2014 14h22

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, anunciou, quinta-feira (3), durante a 8º Reunião Extraordinária da Comissão Nacional de Políticas Indígenas (CNPI), que irá à Bahia e a Alagoas para dar início a uma mesa de diálogos e intermediar os conflitos entre indígenas e produtores rurais.

Cardozo também segue para esses estados a fim de atender às demandas dos povos nativos, que pautaram a discussão de políticas indígenas durante a semana da Mobilização Nacional Indígena, convocada para todo o País até esta sexta-feira (4).

Na próxima terça-feira (8), Cardozo deverá se reunir com o governador baiano Jaques Wagner. Em seguida, na quarta-feira, o encontro deverá ser com representantes das etnias Pataxó e Tupinambá. Eles protestam desde terça-feira (1) fechando os dois sentidos da BR-101, em Itamaraju, a 733 quilômetros de Salvador, denunciando a violência por parte de latifundiários e grileiros de terras.

Enquanto estiver na Bahia, um assessor especial do ministro estará em Alagoas para iniciar as conversas sobre a questão Palmeira dos Índios. Um projeto da Fundação Nacional do Índio (Funai), que ampliou a demarcação de terras indígenas, está causando divergências entre a população da região.

“Quero conversar com todos os parlamentares que querem entrar com ação na Justiça para parar esse processo. Vamos procurar uma conciliação conversando com o governador Teotônio Vilela, o prefeito, senadores e deputados que me procuraram. É preferível evitar judicialização.  Quero começar a mesa de diálogo ouvindo separadamente todos os envolvidos”, informou o ministro.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br