Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Melhor hora para renegociar dívidas no consumidor.gov.br

Destaque

Melhor hora para renegociar dívidas no consumidor.gov.br

por publicado: 07/05/2018 17h24 última modificação: 08/05/2018 18h01
A iniciativa vai até o dia 31 de maio. Nesse período, as instituições financeiras vão realizar uma força-tarefa para solucionar as dívidas dos consumidores

Consumidor.gov

Brasília, 7/5/18 – Quem tem dívidas e gostaria de renegociar o débito com o seu banco, a hora é essa. Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) vai realizar a ação de renegociação de dívidas no consumidor.gov.br, plataforma online de solução de conflitos de consumo. A iniciativa começa hoje (7) e vai até o dia 31 de maio. Dentro da plataforma, as instituições financeiras de todo o país irão realizar uma força-tarefa para ajudar a solucionar as dívidas dos consumidores.

Sensibilizar o consumidor sobre os riscos de se perder o controle das dívidas e a importância da educação financeira como instrumento de prevenção é o foco central da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira. O evento acontece de 14 a 20 de maio e é uma parceria entre Senacon, Banco Central, Serasa, Sebrae e Febraban. Entre as ações da Semana, a Senacon também oferecerá curso sobre finanças pessoais a partir de terça-feira (8). Veja aqui. 

"Durante esse período será realizada uma força-tarefa das empresas e dos órgãos parceiros, que irão trabalhar no sentido de encontrar uma solução para resolver o problema apresentado pelo consumidor de forma a deixá-lo satisfeito e adimplente com suas obrigações financeiras" explicou Ana Carolina Caram, secretária nacional do Consumidor substituta.   

Como negociar a dívida?

Para participar, o consumidor ou MEI (Micro Empreendedor Individual) deve acessar a plataforma consumidor.gov.br e fazer o registro para receber um login e senha. Após essa etapa, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada e formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Depois de finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem prazo de até 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta.

No momento da classificação do pedido ou reclamação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida”. Já no campo “Descrição da Reclamação”, deve-se relatar o problema, informando que deseja participar da ação de renegociação de dívidas.

Após finalizar o registro da demanda, o banco ou instituição financeira tem prazo de 10 dias para apresentar proposta ou resposta. Após a resposta, o indivíduo terá 20 dias para avaliar se o atendimento prestado foi satisfatório ou não. Durante esse prazo, há a possibilidade de interagir com a empresa, anexando documentos e complementando a reclamação, por exemplo.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg