Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inaugurado o 42º laboratório contra lavagem de dinheiro

Destaque

Inaugurado o 42º laboratório contra lavagem de dinheiro

por publicado: 12/12/2017 17h07 última modificação: 15/12/2017 11h48
Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) passa a ter 42 unidades em funcionamento e outras 14 em instalação

Rede-LAB

Brasília, 12/12/17 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública inaugurou nesta terça-feira (12/12) no Ministério Público do Maranhão (MPMA) a 42ª unidade da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB). Ao todo, a Rede é formada por 56 unidades, sendo que 14 encontram-se em fase de estruturação e instalação.  

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Lab-LD) do MPMA é fruto de Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), por intermédio DRCI, que coordena a Rede-LAB. O objetivo é fortalecer as investigações contra crimes que afetem a ordem tributária e a Administração Pública. O Lab-LD utiliza softwares e metodologia de análise e de mineração de dados capaz de fazer cruzamentos de informações em investigações complexas que demandam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, telefônico, telemático ou fiscal de longos períodos temporais.  

Pela parceria estabelecida, o DRCI fornece todo o treinamento de pessoal para o manuseio das ferramentas tecnológicas e a capacitação em técnicas de análise. O MPMA foi responsável pela montagem da infraestrutura tecnológica (hardwares, softwares) e da equipe de servidores que atuará no Laboratório.  

Rede-LAB 

O primeiro Lab-LD, instalado em 2007 no DRCI, foi resultado da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Como o projeto foi bem-sucedido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública iniciou em 2009 a replicação do modelo para outros órgãos Estaduais e Federais. O conjunto destes Laboratórios forma a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-Lab), hoje presente em todos os estados brasileiros. Sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.

 Visite á página

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg