Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo Federal entrega 70 veículos para transporte de presos a oito estados

General

Governo Federal entrega 70 veículos para transporte de presos a oito estados

por publicado: 27/08/2013 17h21 última modificação: 20/02/2014 15h49
O Ministério da Justiça entregou 70 furgões, adaptados para o transporte de presos, a oito estados. No total, serão distribuídos 215 carros-celas às 27 unidades federativas.

 

Nessa segunda entrega, os 70 veículos cela irão aumentar a segurança do sistema prisional em 8 estados

O Ministério da Justiça entregou 70 furgões, adaptados para o transporte de presos, a oito estados, em Tatuí/SP, no último dia 23. No total, o Ministério da Justiça vai distribuir 215 carros-celas às 27 unidades federativas e às quatro penitenciárias federais, até o final do ano.  Os novos veículos, chamados de carros-cela, são equipados com câmeras internas que transmitem as imagens para a cabine do motorista. Esses dispositivos aumentam a segurança do transporte de presos para audiências e transferência entre presídios.

Em junho, foram beneficiados o sistema penitenciário federal e os estados de Alagoas, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e o Distrito Federal, no total de 69 veículos. Nesse segundo lote, os carros-celas foram destinados aos estados do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os demais estados receberão os carros até dezembro.

A doação faz parte da política de aparelhamento e modernização dos sistemas penitenciários estaduais, desenvolvida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). As viaturas custaram ao todo cerca de R$ 22 milhões. Se cada unidade federativa adquirisse os veículos individualmente, com repasse de recursos da União por meio de convênios, estima-se que os carros custariam, ao todo, mais de R$ 30 milhões (32% a mais) e demorariam, em média, 18 meses para ser entregues.

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br