Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo brasileiro quer prontas explicações dos EUA

General

Governo brasileiro quer prontas explicações dos EUA

por publicado: 02/09/2013 18h03 última modificação: 21/02/2014 09h28
Os ministros da Justiça e da Relações Exteriores reiteraram ser inadmissível aceitar qualquer tipo de desrespeito à soberania e defesa do País.

Ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores), durante coletiva de imprensa

Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luiz Alberto Figueiredo Machado (Relações Exteriores) reiteraram ser inadmissível aceitar qualquer tipo de desrespeito à soberania e defesa do País. “A violação da soberania não pode acontecer sob nenhum pretexto”, afirmou Cardozo, lembrando que a indignação brasileira foi exposta aos norte-americanos

Para o chanceler Alberto Figueiredo Machado “esse tipo de prática é incompatível com a confiança necessária a uma parceria estratégica entre os dois países”.

O ministro da Justiça disse que já havia comunicado ao governo norte-americano que o Brasil levaria a questão a foros internacionais. “Diante da impossibilidade que tínhamos de buscar um equacionamento bilateral, nós procuraremos os foros internacionais”, adiantou.

O governo brasileiro cobrou dos Estados Unidos  explicações, por escrito e formais, sobre as denúncias de espionagem de agências norte-americanas de dados da presidenta Dilma Rousseff e assessores.

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br