Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força de Intervenção Penitenciária retoma controle de Alcaçuz, Rio Grande do Norte

Destaque

Força de Intervenção Penitenciária retoma controle de Alcaçuz, Rio Grande do Norte

por publicado: 27/01/2017 17h54 última modificação: 27/01/2017 18h19
Durante a operação foram localizados um revólver calibre 38, cerca de 30 celulares, drogas e armas brancas

Brasília, 27/01/17 - A Força Tarefa de Intervenção Penitenciária do Ministério da Justiça e Cidadania entrou nos Pavilhões 4 e 5 da Penitenciária de Alcaçuz às 6 horas desta sexta-feira (27) - horário de Brasília, para retomar o controle da unidade prisional. Além dos agentes federais de execução penal do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e dos cedidos pelos estados do Rio de Janeiro e Ceará e pelo Distrito Federal, a equipe foi integrada pelos agentes penitenciários da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc).

“Os presos não ofereceram qualquer resistência e sequer um disparo foi realizado”, afirmou o diretor do Depen, Marco Antônio Severo, que acompanhou a força-tarefa, realizada na região metropolitana de Natal. A ação para controlar os presos rebelados desde 14 de janeiro, quando ocorreram mortes de pelo menos 26 detentos em brigas de facções, é a primeira intervenção do Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) no sistema prisional brasileiro.

Hasteamento da bandeira

Agentes hasteando a bandeira do Brasil na retomada de Alcaçuz


“A partir de agora, uma minuciosa revista nos presos e nas celas será realizada pelos agentes penitenciários”, declarou Severo. Durante a operação, foram localizados um revólver calibre 38, cerca de 30 celulares, drogas e armas brancas. Aproximadamente 120 presos foram encaminhados para autuação na delegacia móvel, instalada pela Polícia Civil no local, por portarem material ilícito.

Após a vistoria inicial, uma grande equipe de serralheiros, pedreiros e encanadores também iniciou os trabalhos de recuperação e de manutenção nos dois pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz. O Setor de Inteligência da Sejuc está identificando possíveis lideranças, através de observação, desde o início da rebelião. 

Força Penitenciária em Alcaçuz

Policiais dentro da penitenciária

Os presos que circulavam no pátio, segundo a Sejuc, estão fechados em celas da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga ou no Pavilhão 4 de Alcaçuz. “A união faz a força e unidos somos mais fortes”, comentou o titular da secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, sobre a Operação Phoenix, que está sendo realizada em parceria com o MJC. A Força-tarefa vai permanecer no Rio Grande do Norte por 30 dias.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg