Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atenção para as dicas de segurança na hora de comprar os brinquedos do Dia das Crianças

Destaque

Atenção para as dicas de segurança na hora de comprar os brinquedos do Dia das Crianças

por publicado: 07/10/2016 17h45 última modificação: 07/10/2016 18h55
Apesar de divertidos e lúdicos, os brinquedos também podem trazer riscos. É importante checar na hora da compra se o produto tem selo do Inmetro e está de acordo com a idade recomendada para a criança

Brasília, 7/10/16 – Pesquisa nacional divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pelo Instituto Ipsos revela que o Dia da Criança deve movimentar, em todo o país, cerca de R$ 7,3 bilhões. De acordo com o levantamento, os brinquedos serão os campeões de vendas, já que mais da metade dos entrevistados disseram que irão presentear os pequenos com esses produtos. 

Apesar de divertidos e lúdicos, os brinquedos também podem trazer riscos. Por isso é importante ficar atento a alguns cuidados na hora de escolher o melhor presente. Confira algumas dicas.

Selo do Inmetro
Todos os brinquedos comercializados no Brasil obrigatoriamente precisam ter o selo do Inmetro. A certificação verifica itens como partes pequenas ou cortantes, presença de elementos químicos perigosos, possibilidade de pegar fogo e limites de ruído. O Inmetro só concede o selo aos produtos aprovados em todos os quesitos. Assim, nunca compre brinquedos sem a certificação do Inmetro, pois eles podem oferecer graves riscos às crianças. Se for encontrado à venda um brinquedo sem o selo, deve-se denunciar gratuitamente pelo telefone 0800 285 1818. 

Idade recomendada
Um brinquedo pode ser adequado para uma idade, mas perigoso para outra. É fundamental que o consumidor verifique as informações de idade e o nível de habilidade da criança na hora de escolher o brinquedo. 

Partes pequenas e baterias botão
É bom evitar brinquedos que possuem partes muito pequenas, já que a criança pode engoli-las. Principalmente na chamada “fase oral”, que geralmente vai até os 4 anos, é comum a criança levar o brinquedo à boca. Isso pode provocar um engasgamento. Também é essencial deixar brinquedos e outros produtos com baterias botão (aquelas bem pequenas e finas) bem longe das crianças. 

Atenção ao Recall
O recall é o procedimento de retirada de um produto perigoso do mercado, depois que ele já foi comercializado. Existem vários recalls de brinquedos no Brasil (Confira a lista). Quando souber de um recall, o consumidor deve imediatamente procurar a empresa para trocar o produto ou receber o reembolso do valor. Nunca se deve esquecer que o recall só acontece quando há um risco, então é muito importante não deixar de realizar a troca, lembrando que o recall é sempre gratuito para o consumidor e não tem data para acabar. Mesmo que a campanha de chamamento para troca tiver sido feira há anos, o consumidor pode procurar a empresa e fazer a troca. 

Cuidado com as cordas, tiras e correntes
É preciso analisar bastante se vale a pena comprar um brinquedo que tenha cordas, tiras, correntes ou similares, principalmente a partir dos 15 cm. Esses brinquedos podem causar estrangulamento em crianças. 

Se o consumidor tiver problemas, deve procurar o órgão de defesa do consumidor mais próximo ou registrar possíveis acidentes no sistema de acidentes de consumo mantido pelo Inmetro (Sistema Inmetro de Monitoramento de acidentes de consumo – Sinmac, www.inmmetro.gov.br/sinmac).

 Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Brinquedos

Conteúdo
Recall by Sinval.duarte — last modified 07/10/2016 17h59