Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enccla inicia reuniões de trabalho de 2018

Destaque

Enccla inicia reuniões de trabalho de 2018

por publicado: 09/03/2018 19h12 última modificação: 09/03/2018 19h18
GT da Ação 9 vai gerar dados estatísticos para a Avaliação Nacional de Risco (ANR) relacionados à lavagem de dinheiro

Brasília, 9/3/18 - As reuniões de trabalho para a implementação das ações que serão desenvolvidas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) em 2018 foram iniciadas nesta semana. 

O Grupo de Trabalho da ação 9, que deu início às reuniões, trabalhará no processo para a geração de dados estatísticos para a Avaliação Nacional de Risco (ANR) relacionados à lavagem de dinheiro. A ação é coordenada pelo Banco Central e pelo Ministério Público Federal e objetiva preparar as instituições ligadas ao tema para futura avaliação de organismos internacionais, a exemplo do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF). 

Esta ação da Enccla é uma evolução de outras duas realizadas nos anos de 2015 e 2016.  Em 2015, o Grupo de Trabalho permanente procedeu a discussão e a adaptação de metodologia. Nessa fase foi também finalizada a redação dos segmentos que serão avaliados, desde os critérios até a descrição da lista de verificação para o sistema de proteção. Em 2016, o grupo trabalhou e definiu os impactos da metodologia escolhida. Neste mesmo ano foi realizado um ensaio e exercícios utilizando a metodologia proposta, com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros. 

Em 2018 serão desenvolvidas pela Enccla outras 10 Ações. “Para cada uma delas é definido um grupo de trabalho entre os participantes da Estratégia, conforme as competências e a atuação institucional de cada um. Esses grupos são responsáveis por executar as atividades e alcançar os objetivos para cada uma das ações definidas por consenso da Plenária da Enccla”, explica Luiz Roberto Ungaretti, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), que coordena os trabalhos da Enccla. 

No próximo dia 16/3 a Enccla realiza a primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), grupo de participantes estratégicos da Enccla que se reúnem para realizar o acompanhamento da execução das ações ao longo do ano e tomadas de decisões referentes à condução dos trabalhos da estratégia.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg