Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em Santa Catarina, Senasp discute com 11 estados segurança na fronteira

General

Em Santa Catarina, Senasp discute com 11 estados segurança na fronteira

por publicado: 22/11/2013 12h11 última modificação: 21/02/2014 10h53
Serão divulgados dados de investigações, elucidações e estatísticas criminais durante encontro e simpósio na próxima terça-feira (26)

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) realiza, na próxima terça-feira (26), em Chapecó e São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, o IX Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e o I Simpósio de Segurança Pública na Fronteira de Santa Catarina.

Serão divulgados dados de investigações, elucidações e estatísticas criminais, além de resultados da integração e colaboração entre as Forças Armadas e os órgãos de segurança pública na fronteira, como a participação do Corpo de Bombeiros no Enafron.

Os representantes da Senasp apresentarão um balanço das atividades da Enafron até o mês de novembro, enquanto os gestores dos estados mostrarão os resultados e boas práticas em cada faixa de fronteira.

Os encontros também vão abordar as dificuldades, fluxos e entraves na execução das políticas e investimentos na fronteira e o nível de execução dos convênios de cada Estado.

Haverá debate de ações policiais e gestão integrada de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência e criminalidade nos municípios de 11 estados do Brasil que estão na faixa de fronteira. 

No simpósio, haverá debate sobre o trabalho executado pelo Departamento de Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Perícia, Ministério Público Federal, Receita Federal, Departamento de Operações de Fronteiras e Delegacia de Combate aos Crimes de Fronteiras no combate aos delitos transfronteiriços em Santa Catarina.

Avanço
Os encontros entre gestores da Senasp com os 11 estados têm gerado bons resultados. As principais ações da Enafron são a pesquisa sobre segurança pública nas Fronteiras, já em fase de conclusão; a capacitação e treinamento dos profissionais de segurança pública; a consolidação de diretrizes de política de pessoal; e a estruturação de gabinetes de Gestão Integrada de Fronteira e de unidades especializadas nas áreas de fronteira.

A Senasp ainda reforça o fortalecimento da inteligência de segurança pública, inovações tecnológicas de monitoramento e controle fronteiriço, reaparelhamento de centros e postos integrados de segurança pública e implantação de sistemas de radiocomunicação digital na fronteira.

Ações das polícias dentro da Enafron já geraram apreensão de 181 toneladas de drogas, mais de 38 mil prisões e 237 mil inquéritos policiais concluídos.

Por Lucas Rosário
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br