Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em Nova York, ministro destaca ações de acolhimento a refugiados

Destaque

Em Nova York, ministro destaca ações de acolhimento a refugiados

por publicado: 21/09/2016 15h23 última modificação: 22/09/2016 18h51
Alexandre de Moraes representou o Brasil em reunião com chefes de Estado e ministros para discutir a responsabilidade dos países em relação aos refugiados

Brasília, 19/9/2016 - O ministro da Justiça e da Cidadania, Alexandre de Moraes, representou o Brasil em uma reunião para discutir a responsabilidade dos países em relação ao recebimento e acolhimento de refugiados. O encontro ocorreu em Nova York e foi organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Em entrevista após a reunião, Alexandre de Moraes afirmou que o Brasil já adota todos os compromissos firmados nesse encontro por chefes de Estado e ministros de países da América, da Europa, e da Ásia.

Ele citou como exemplo o fato de estrangeiros que entram no País com pedido de refúgio não serem transferidos para os países de origem. O ministro da Justiça e da Cidadania defendeu que os governos garantam aos refugiados os mesmos direitos de cidadãos nacionais.

“O Brasil já adota isso. O refugiado, quando vem para o Brasil, não fica restrito a determinado local, ele pode se locomover livremente. Tem acesso à saúde, à educação”, explicou Alexandre de Moraes. Além disso, segundo ele, o Brasil é um dos poucos países em que o refugiado pode trabalhar antes mesmo de ter o pedido de refúgio deferido.

Moraes anunciou ainda que há recursos reservados no orçamento destinados aos refugiados. “Já temos, para os próximos 12 meses, R$ 2,4 milhões para que a Secretaria Nacional de Justiça faça um chamamento público de entidades de assistência social para [apoiar] refugiados”. O ministro afirmou que, até o final de 2017, a quantidade de refugiados sírios no Brasil deve chegar a 3 mil.

Leia mais sobre o assunto no site da Acnur

Fonte: Portal Planalto

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg