Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depen transfere 27 presos do Rio Grande do Sul para presídios federais

Destaque

Depen transfere 27 presos do Rio Grande do Sul para presídios federais

por publicado: 28/07/2017 15h18 última modificação: 28/07/2017 15h23
Objetivo da medida é desarticular facções criminosas e o tráfico de drogas no sistema prisional gaúcho. Detentos foram transferidos para Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), em avião da FAB

Brasília, 28/7/17 – O Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Depen/MJSP) realizou, na madrugada desta sexta-feira (28), a Operação Pulso Firme, que transferiu 27 presos do Rio Grande do Sul para o Sistema Penitenciário Federal (SPF). O objetivo da medida, ocorrida em parceria com as forças de Segurança Pública do Estado, foi desarticular facções criminosas e o tráfico de drogas no sistema prisional gaúcho.

Os detentos foram transferidos para as Penitenciárias Federais de Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). Eles são líderes de várias facções e comandavam o tráfico de drogas, ordenavam execuções, roubos a bancos e arquitetavam crimes de dentro dos presídios.

As transferências foram autorizadas pelos juízes de execuções penais aos pedidos feitos pelo Poder Judiciário estadual e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Os presos estavam no Presídio Central de Porto Alegre e na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas.

Sob gestão do Depen, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, as penitenciárias federais foram criadas a partir de 2006 para isolar líderes de facções e presos de alta periculosidade que possam comprometer a ordem e a segurança em seus estados de origem. 

Transferência

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg