Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Depen inicia intervenção em pavilhões do presídio de Alcaçuz

Destaque

Depen inicia intervenção em pavilhões do presídio de Alcaçuz

por publicado: 20/03/2017 18h28 última modificação: 20/03/2017 19h57
Operação Phoenix reúne agentes federais de execução penal e agentes penitenciários estaduais que compõem a Força Tarefa de Intervenção. Objetivo é remover presos e reformar os pavilhões do presídio

Brasília, 20/03/17 – Teve início, nesta segunda-feira (20), a segunda fase da Operação Phoenix no Presídio de Alcaçuz (RN). Agentes federais de execução penal, agentes penitenciários estaduais do Rio Grande do Norte e de outros estados que compõem a Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) iniciaram a intervenção nos Pavilhões 1, 2 e 3 de Alcaçuz. Cerca de 500 presos estão sendo transferidos para outro pavilhão. 

O objetivo é dar continuidade ao processo de intervenção e reformas dos pavilhões. Os presos foram removidos para que a Secretaria de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte possa iniciar as reformas necessárias.  

A expectativa é que os presos comecem a retornar para os pavilhões em 30 dias, conforme a reestruturação do espaço. Neste período, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) reforçou a equipe da FTIP com mais de 100 agentes federais de execução penal e agentes penitenciários estaduais para garantir os procedimentos e a segurança dos presos custodiados no Presídio Rogério Coutinho. 

Segundo a diretora do Sistema Penitenciário Federal, Cintia Rangel Assumpção, o controle dos pavilhões representa a retomada do controle pelo estado “É uma chancela da ordem, segurança e das garantias dos direitos aos presos. Uma demonstração clara de que a união de forças é capaz de transformar estabelecimentos penais”, finaliza. 

Depen

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg