Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso prepara policiais para patrulha em rios de 11 estados com fronteira

General

Curso prepara policiais para patrulha em rios de 11 estados com fronteira

por publicado: 25/10/2013 19h57 última modificação: 21/02/2014 10h28
Mais de 9 mil km da faixa de fronteira do Brasil com outros países da América do Sul é composta por rios, lagos e canais

Mais de 9 mil km da faixa de fronteira do Brasil com outros países da América do Sul é composta por rios, lagos e canais. Para reforçar o patrulhamento nessas regiões, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) promove, até o fim do mês, o curso de 'Policiamento em Vias Hídricas nas Fronteiras', com a participação de policiais dos 11 estados brasileiros que fazem limite com outras nações.

O curso começou no dia 21 de outubro, em Cáceres, no Mato Grosso (próximo à fronteira com a Bolívia), e segue até o próximo dia 1º de novembro, totalizando 90 horas-aula de atividades práticas e estudos teóricos. Participam da capacitação 30 policiais civis, militares e federais dos estados de Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a diretora de Pesquisa, Análise da Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública do MJ, de Isabel Figueiredo, o curso irá preparar os profissionais para o patrulhamento de rotina, abordagens e operações policiais com o uso de embarcações. "Esse efetivo é qualificado com foco na prevenção e repressão de ilícitos penais praticados em vias hídricas e na faixa de fronteira", informa.

Isabel esclarece que os policiais poderão ser multiplicadores de conhecimento no enfrentamento ao crime em seus estados. "O curso deve padronizar procedimentos operacionais com embarcações para o combate ao tráfico de pessoas, contrabando e descaminho, tráfico de drogas, armas e munições, delitos ambientais entre outros, muito danosos, e comuns em regiões de fronteira", descreve a diretora.

As instruções reúnem 15 disciplinas. Entre elas Noções de Legislação e Navegação Fluvial; Técnicas de Patrulhamento Fluvial; Procedimentos Frente às Ocorrências e Crimes Fronteiriços; Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Reconhecimento e Identificação de Drogas; Natação Utilitária e Noções de Salvamento Aquático; e Técnicas e Táticas de Confronto Armado.

Segurança na Fronteira
De acordo com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, a realização do curso atende à Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). O plano reúne ações destinadas ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfonteiriços, por meio da atuação integrada dos órgãos policiais, da Secretaria da Receita Federal do Brasil e das Forças Armadas.

"Essas ações do Enafron visam a melhora da prestação de segurança pública de uma população de cerca de 10,9 milhões de pessoas residentes na faixa de fronteira, que envolve 27% do território brasileiro", explica Miki.

Por Allan de Carvalho

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br