Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso online de educação financeira ficará disponível por três semanas

Destaque

Curso online de educação financeira ficará disponível por três semanas

por publicado: 25/11/2016 14h08 última modificação: 25/11/2016 14h08
Cerca de 3 mil pessoas se inscreveram. Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) e UnB expedirão certificado

Brasília, 25/11/16 – Começa nesta sexta-feira o Curso de Educação Financeira para Consumidores, promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC). Desenvolvido pela Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) em plataforma online, os módulos ficarão disponíveis por três semanas e poderão ser assistidos pelo cidadão em qualquer horário.

Cerca de 3 mil pessoas se inscreveram no Curso 1 do Programa de Educação Financeira para Consumidores, que contará com certificação da Universidade de Brasília (UnB) para os alunos aprovados. Acesse o curso aqui: https://ead.defesadoconsumidor.gov.br/

A finalidade da iniciativa é orientar os consumidores sobre serviços financeiros, orçamento doméstico e planejamento financeiro, com foco em exemplos concretos sobre seus direitos. Nesse curso, o cidadão terá noções básicas de como “sair do vermelho”; planejar seu orçamento; calcular receitas e despesas e classificá-las em fixas, variáveis e eventuais; calcular percentagens; explicar o que são juros; relacionar capital, juros e tempo; e ainda utilizar a calculadora do cidadão do Banco Central.

A ação consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Senacon na área de educação financeira desde 2010, quando passou a representar o MJC no Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).

Módulo 1:

  1. Apresentação do curso;
  2. Como Antônia entrou no vermelho;
  3. O começo da virada.

Módulo 2:

  1. Sabendo quanto ganho e quanto gasto:

1.1 Organizando as próprias contas;

1.2 Quanto eu ganho;

1.3 Quanto eu gasto;

1.4 Falta ou sobra dinheiro?

Módulo 3:

  1. A mágica dos juros.