Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso capacita servidores do RN no combate à corrupção e lavagem de dinheiro

Destaque

Curso capacita servidores do RN no combate à corrupção e lavagem de dinheiro

por publicado: 03/08/2017 18h30 última modificação: 07/08/2017 15h31
Além de magistrados, participam do curso integrantes da Justiça Federal do RN e instituições convidadas, como Ministério Público, Polícia Civil, Receita Federal e Defensoria Pública

Brasília, 3/8/17 – Magistrados e servidores públicos de diversos órgãos do Rio Grande do Norte integram a nova turma de 110 alunos do curso oferecido pelo Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD). O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira (1º), em Natal. A Escola de Magistratura Federal da 5ª Região é parceira no projeto. 

O objetivo da capacitação é levar informações atualizadas e discutir com os magistrados do Rio Grande do Norte a prevenção e o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, além de debater casos práticos. O curso é realizado no Auditório da Sede da Justiça Federal em Natal. As aulas terminam na sexta-feira (4). 

Segundo Luiz Roberto Ungaretti, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/MJSP), uma das características do PNLD é justamente a interdisciplinaridade e a troca de experiência entre as instituições e os agentes públicos participantes. “Cada palestrante aborda um diferente aspecto do Sistema Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, conforme as competências de sua instituição. Isso possibilita que o curso esteja sempre atualizado e tenha aplicabilidade direta no dia-a-dia dos agentes públicos capacitados”, destaca Ungaretti. 

Além dos magistrados, participam do curso servidores públicos da Justiça Federal do RN e de instituições convidadas, como membros do Ministério Público, delegados e agentes de Polícia, analistas da Controladoria-Geral do Estado, Receita Federal, Advocacia-Geral da União e Defensoria Pública do Estado. 

O PNLD surgiu em cumprimento à meta nº 25 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) 2004. O objetivo do programa é criar um plano integrado de capacitação e treinamento de agentes públicos, da sociedade, otimizando a utilização de recursos públicos e disseminando cultura de prevenção e combate aos crimes contra o Estado. Ao todo o PNLD já realizou 165 edições presenciais e outras 11 a distância, capacitando cerca de 18 mil servidores de todo o país.

Combate à corrupção

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg