Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso abordará investigação de violência doméstica e familiar contra a mulher

General

Curso abordará investigação de violência doméstica e familiar contra a mulher

por publicado: 02/07/2015 14h18 última modificação: 02/07/2015 15h09
São oferecidas 60 vagas para policiais, magistrados, defensores públicos e advogados

Brasília, 1/7/15 - O Ministério da Justiça irá realizar, nos dias 6,7 e 8 de julho, em Brasília (DF), o curso 'Investigação, com perspectiva de gênero, de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher'. São oferecidas 60 vagas, como foco em profissionais do Sistema de Justiça e Segurança Pública, como policiais e peritos, magistrados, defensores públicos e advogados. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, até o limite de vagas, através do e-mail reformadojudiciário@mj.gov.br

O curso é promovido pela Secretaria de Reforça do Judiciário do Ministério da Justiça, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Copevid). As aulas ocorrerão no auditório do CNMP, na capital federal.

O curso tem apoio do 'Projeto Violência de Gênero na Ibero-América: investigação de delitos, atenção às vítimas e articulação interinstitucional', criado pelo Programa Eurosocial, da União Européia, e que objetiva a promoção da coesão social na América Latina. "É o primeiro curso que realizamos sobre a temática. A proposta curricular foi criada no âmbito do Programa Eurosocial e adaptado à realidade brasileira", afirma o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Crocce Caetano.

Além de consultores internacionais, como Miguel Lorente e José Amador, a capacitação contará com especialistas brasileiros sobre a temática. Os participantes também serão instigados a debater o conteúdo do curso em grupos, tendo representantes da SRJ, SENASP, SPM e Copevid como facilitadores. “O Brasil tem avançado na política de segurança pública, em especial na garantia de direitos às mulheres, e o compartilhamento de experiências internacionais e nacionais é fundamental para continuarmos fortalecendo esse tema”, avalia a titular da Senasp/MJ, Regina Miki.

Para obter mais informações, o interessado pode entrar em contato com a SRJ/MJ, através do email reformadojudiciário@mj.gov.br e dos telefones (61) 2025-3881, 2025-2147 e 2025-9119. O evento se inicia às 14h do dia 6 e nos dias 7 e 8 as atividades terão início às 9h e término às 17h.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928