Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto que fortalece combate à pirataria é aprovado no Senado

Projeto que fortalece combate à pirataria é aprovado no Senado

por publicado: 11/06/2015 10h00 última modificação: 11/06/2015 10h04
O PL aprovado será de extrema importância para simplificar o processo de apreensão mercadorias falsificadas.

Brasília, 11/06/2015 – O Senado aprovou terça-feira (9) o projeto que altera as normas para combater crimes de violação de direito autoral (comumente chamados de pirataria). O PLC 63/2012 dá mais poder ao juiz responsável pelo processo, facilita a apreensão de bens falsificados e evita a volta de produtos piratas ao mercado.

O texto aprovado ainda precisará passar por um turno suplementar de discussão e votação. Depois, como houve modificações durante a tramitação no Senado, ele voltará para a Câmara dos Deputados.

“O PL aprovado será de extrema importância para simplificar o processo de apreensão mercadorias falsificadas. Uma das inovações é a possibilidade de descrição de grande quantidade de bens ser realizada por lote e não por bem individualizando, por exemplo. Além disso, há a simplificação no processo de destruição ou destinação de finalidade social dos bens apreendidos, cabendo ao Juiz essa análise no caso concreto”, afirma o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio.

 O projeto é de iniciativa do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), ligado ao Ministério da Justiça, e tem como objetivos ampliar a proteção aos direitos autorais e acelerar a punição dos responsáveis pela produção e venda de produtos pirateados.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315