Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CONSUMIDOR

Destaque

CONSUMIDOR

por publicado: 09/12/2016 12h05 última modificação: 09/12/2016 12h05
Veículos UP! precisam passar por duas correções

Brasília, 09/12/16 – Os veículos UP! da Volkswagen do Brasil Indústria de Veículos Automotores Ltda., ano-modelo 2014 e 2015, precisam passar por dois recalls diferentes. A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC) alerta aos proprietários desses automóveis sobre as duas Campanhas de Chamamento dos veículos UP!, protocoladas pela empresa.

A primeira refere-se à necessidade de atualização do software da unidade de comando dos indicadores de direção. De acordo com informações da Volkswagen, a Campanha de Chamamento abrange 42.916 UP! colocados no mercado de consumo com numeração de chassi compreendida entre o intervalo ET500026 a FT552997 e data de fabricação de 19 de abril de 2013 até 10 de setembro de 2014. O atendimento aos consumidores começou em 08 de dezembro de 2016.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a indústria automotora destacou ter constatado "a possibilidade da unidade de comando dos indicadores de direção ser danificada. Nessa situação, ocorrerá a inoperância dos indicadores de direção traseiros (setas). A falha dos indicadores de direção traseiros pode provocar acidentes com possibilidade de danos físicos e materiais aos ocupantes e/ou terceiros".

Incêndio

A segunda Campanha de Chamamento dos veículos Up!, mesmos anos e modelos, protocolada pela empresa, refere-se à substituição da tampa do tanque de combustível, em razão de possibilidade de incêndio. 

De acordo com a Volkswagen, o recall deverá atingir 75.638 veículos, colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi compreendida entre os intervalos ET500026 até FT583266 e data de fabricação de 19 de abril de 2013 até 29 de janeiro de 2015. O atendimento também iniciou em 08 de dezembro de 2016.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a Volkswagen destacou que "foi constatada uma possível falha de vedação da tampa do tanque que pode gerar vazamento de combustível". Nessa condição, "em situações específicas como acidentes que resultem em capotamento ou em tombamento do veículo, a falha na vedação da tampa do tanque pode gerar vazamento de combustível e, por essa razão, existe risco de incêndio com possibilidade de danos físicos e materiais aos ocupantes e/ou terceiros".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à Volkswagen, por meio da Central de Relacionamento com Clientes, pelo telefone 0800 019 8866, ou pelo site www.vw.com.br. Detalhes sobre as Campanhas de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania – justica.gov.br.