Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conferência debate tipologias da lavagem de dinheiro

General

Conferência debate tipologias da lavagem de dinheiro

por publicado: 17/09/2013 10h27 última modificação: 19/02/2014 15h29

O Ministério da Justiça promove, na próxima quinta-feira (19), mais uma conferência do Ciclo de Altos Estudos ‘Justiça sem Fronteiras’. Nelson Rodolfo Mena Rosales, chefe da seção antilavagem de dinheiro da Comissão Interamericana para Controle do Abuso de Drogas, da Organização dos Estados Americanos (OEA), vai falar sobre as tipologias da lavagem de dinheiro no crime transnacional. A palestra é aberta ao público. Para participar basta se inscrever até o dia 17 pelo email snj@mj.gov.br .

Nelson Mena preside a Secretaria Executiva do Grupo de Especialistas para o Controle da Lavagem de Dinheiro (LAVEX), foro em que o Brasil assumirá a presidência no próximo dia 17 de outubro. Na palestra, Mena vai compartilhar o amplo conhecimento que possui sobre o que os países do continente americano têm realizado em termos de enfrentamento à lavagem de dinheiro nos últimos anos.

Essa é a 7ª conferência do ciclo, que reúne especialistas mundiais em temas como cooperação jurídica internacional, enfrentamento à corrupção e lavagem de dinheiro, direito dos migrantes e refugiados, políticas de combate ao tráfico de pessoas e classificação indicativa. A iniciativa pretende disseminar conhecimentos e aprofundar os debates teóricos e práticos associados aos temas da Secretaria Nacional de Justiça.

O ‘Justiça sem Fronteiras’ teve início em junho deste ano e, desde então, já foram realizadas as conferências ‘O Estado de Direito e a democracia’, pelo ministro José Eduardo Cardozo, ‘Justiça de Transição’, pelo professor Anthony W. Pereira (King’s College London), ‘Sistema Interamericano de Direitos Humanos’, pelo professor Par Engstrom (University College London), ‘Reparações às vítimas de crimes internacionais’, pelo professor Stephan Parmentier (Catholic University of Leuven), ‘Direito Transnacional e Interculturalidade’, pela professora María Fariñas Dulce (Universidade Carlos III de Madri) e Cooperação Internacional para fins de investigação e persecução penal, pela adido do FBI no Brasil Richard Cavalieros.

Serviço
I Ciclo de Altos Estudos ‘Justiça sem Fronteiras’ - 7ª Conferência
Palestrante: Nelson Rodolfo Mena Rosales
Tema: Tipologias da Lavagem de Dinheiro no Crime Transnacional
Data: 19 de setembro
Horário: 10h
Local: Shopping ID, Torre A, 2º andar – sala Ana Paula Galdino

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br