Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conare e UnB selecionam voluntários com conhecimento em outros idiomas

Destaque

Conare e UnB selecionam voluntários com conhecimento em outros idiomas

por publicado: 28/03/2018 14h17 última modificação: 28/03/2018 15h17
O voluntário será intérprete nas entrevistas de solicitação de refúgio e receberá certificado de extensão da Universidade de Brasília. As atividades serão desenvolvidas exclusivamente em Brasília/DF

Brasília, 28/3/18 - O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) irá trabalhar com voluntários em Brasília para auxiliar nas entrevistas de solicitação de refúgio como intérpretes de línguas estrangeiras. Qualquer cidadão que tenha fluência em outros idiomas pode participar da seleção, realizada pela Universidade de Brasília (UnB). 

De acordo com o secretário nacional de Justiça e presidente do Conare, Luiz Pontel de Souza, o trabalho voluntário é resultado de acordo de cooperação técnica assinado entre a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e a Universidade de Brasília. 

A proposta de criar um banco de intérpretes surgiu a partir de sugestão do Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), que identificou dificuldade dos solicitantes de refugiado de se comunicarem quando chegam ao Brasil e, também, nas entrevistas com oficiais do governo brasileiro. As entrevistas são realizadas por servidores do Conare e contarão com o auxílio de intérpretes que deverão assinar termo de compromisso e de sigilo das informações. 

As inscrições são feitas somente pelo e-mail projetomobilang@gmail.com. Os interessados devem enviar uma solicitação de cadastro e aguardar contato para os próximos passos do processo. As atividades serão desenvolvidas exclusivamente em Brasília/DF. 

O Conare é o órgão responsável por analisar e deliberar sobre os pedidos de reconhecimento da condição de refugiado, concedida ao estrangeiro que sofra perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas ou que tenha fugido de quadro grave e generalizada violação de direitos humanos.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg