Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê empreenderá ações para melhorar qualidade de produtos

General

Comitê empreenderá ações para melhorar qualidade de produtos

por publicado: 23/07/2013 19h47 última modificação: 20/02/2014 14h55

O Brasil iniciou uma importante ação para melhorar a qualidade de produtos e serviços. Nesta terça-feira (23), foi instalado, no âmbito do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), o Comitê Técnico de Consumo e Pós-Venda. Entre as ações previstas está a produção de indicadores para estimular a competição entre as empresas por um melhor atendimento ao consumidor no pós-venda de produtos e serviços, assistência técnica e garantia, por exemplo.

O pós-venda de produtos é um dos eixos do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), lançado em março deste ano pela presidenta Dilma Rousseff. O Plano prevê uma série de medidas para aprimorar a qualidade de produtos e serviços e as relações de consumo.

Em setembro, será elaborado um plano de trabalho entre os órgãos que integram o Comitê: os ministérios da Justiça (MJ), Meio Ambiente (MMA), Industria, Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), Educação (MEC) e Fazenda (MF), além do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Para a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, o pós-venda é, antes de tudo, um diferencial de competitividade no mercado. "(O mau atendimento) custa mais caro pra todo mundo. As empresas precisam avaliar cada dia mais os custos envolvidos nos conflitos de consumo, porque os consumidores estão mais conscientes e exigentes de seus direitos".


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br