Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana propõe aprimoramento da educação financeira no Brasil

Destaque

Semana propõe aprimoramento da educação financeira no Brasil

por publicado: 14/05/2018 17h03 última modificação: 14/05/2018 17h04
Um dos objetivos do Comitê Nacional de Educação Financeira é inserir planejamento financeiro na vida do jovem via ensinos fundamental e médio

Semana Enef

Brasília (14/5/18) - A 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 14 a 20 de maio, coloca em discussão os hábitos financeiros do brasileiro. Organizado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) – que tem como um dos membros a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) –, o evento contará com ações e iniciativas de planejamento financeiro de entidades públicas e privadas.

A Semana destaca a importância de fomentar a educação financeira e a tomada de decisões precisas na gestão das relações de consumo no Brasil. Palestras e seminários terão como pauta temas variados. Para alunos de ensino fundamental e médio, por exemplo, orientações sobre aplicação do planejamento financeiro; ações de reforço da cidadania e autonomia do cidadão também integram o programa.

Na última versão da Semana (2017) foram registradas mais de 3,6 mil ações e participação de 101 instituições.

Problema comum

O brasileiro não possui, em média, um bom relacionamento com suas finanças. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 62,2% das famílias brasileiras fecharam 2017 no negativo. Número que aumentou, superando os 59% registrados em 2016.

O planejamento financeiro é importante para o desenvolvimento sustentável do país, além de ajudar no desenvolvimento da autonomia e cidadania. De acordo com a Secretária Nacional do Consumidor substituta, Ana Carolina Caram, a Semana é uma boa iniciativa para estimular o hábito de poupar e adotar o consumo consciente.

"A realização da Semana Enef, com suas ações educacionais, é uma oportunidade para o consumidor olhar para sua vida e entender o que pode ser ajustado", comentou.

O evento é também uma forma de promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). A ação foi instituída como política de Estado permanente por contribuir para o fortalecimento da cidadania, apoiar decisões
financeiras mais autônomas e conscientes, garantir gratuidade das iniciativas e imparcialidade comercial. Conheça mais sobre a Estratégia acessando www.vidaedinheiro.gov.br.

Órgãos e entidades que tenham interesse em contribuir também poderão participar com iniciativas próprias, desde que adequadas às normas e diretrizes do evento. Para realizar o cadastro, acesse www.semanaenef.com.br.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg