Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ terá programação especial para celebrar o Dia Mundial do Refugiado

Destaque

MJ terá programação especial para celebrar o Dia Mundial do Refugiado

por publicado: 22/06/2018 16h01 última modificação: 22/06/2018 16h04
Exposição sobre mulheres refugiadas e migrantes marca celebração no Ministério da Justiça a partir de segunda-feira, dia 25/6

Banner Semana do Refugiado

Brasília, 22/6/18 – Em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, o Ministério da Justiça terá uma semana com programação especial, aberta ao público. 

O Salão Negro do MJ receberá, de 25 a 29 de junho, a exposição “No Fluxo:  reflexos da migração e refúgio de mulheres no Brasil” realizada pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), pela Defensoria Pública da União e pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). As fotos retratam histórias de superação de perseguições, de violências e de discriminações de refugiadas e migrantes que hoje vivem em segurança no Brasil. 

A abertura será no dia 25/6, às 19h, com uma mesa-redonda sobre os desafios na implementação de políticas de proteção e integração local de refugiados. O debate contará com a participação do ministro da Justiça, Torquato Jardim, do defensor Público-Geral Federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz, da representante do Acnur no Brasil, Isabel Marquez, entre outras autoridades. 

Também serão exibidos os documentários “Fuocoammare” e “Welcome to Canada”, produções internacionais que mostram o acolhimento de refugiados no contexto de outros países. O docufilme “Fuocoammare”, de Gianfranco Rosi, em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil, será exibido nos dias 25 e 29 de junho, de 12h às 14h, no Auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça. Para a exibição do curta-metragem “Welcome to Canada” será instalada uma tenda do Acnur no Salão Negro nos dias 25, 27 e 29 de junho com projeção contínua, em parceria com a Embaixada do Canada no Brasil. 

Para o encerramento da Semana do Refugiado haverá o lançamento do Atlas da Migração Refugiada, em parceria com o Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”, da Unicamp. O evento será no dia 29, de 15h às 17h, no Auditório Tancredo Neves. 


Semana do refugiado no Ministério da Justiça 

Exposição “No Fluxo:  reflexos da migração e refúgio de mulheres no Brasil”

Local: Salão Negro, edifício-sede do Ministério da Justiça

Data: de 25 a 29 de junho

Horário: abertura no dia 25, às 19h. De 26 a 29 de junho, de 8h às 18h


Docufilme “Fuocoammare”

Local: Auditório Tancredo Neves, edifício-sede do Ministério da Justiça

Data: 25 e 29 de junho

Horário: de 12h às 14h

 

Curta-metragem “Welcome to Canada”

Local: Salão Negro, edifício-sede do Ministério da Justiça

Data: 25, 27 e 29 de junho

Horário: de 8h às 18h, com exibição contínua

 

Lançamento do Atlas da Migração Refugiada

Local: Auditório Tancredo Neves, edifício-sede do Ministério da Justiça

Data: 29 de junho

Horário: de 15h às 17h

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg