Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil e Belarus assinam acordo de cooperação internacional

Destaque

Brasil e Belarus assinam acordo de cooperação internacional

por publicado: 18/06/2018 17h44 última modificação: 18/06/2018 17h55
Acordo cria base legal para proteger e garantir os direitos e os interesses dos cidadãos e entidades econômicas dos dois países

Bielorrusia


Minsk, 18/06/2018 – Brasil e Belarus assinaram acordo sobre assistência jurídica mútua em matéria penal. O documento foi assinado pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, e pelo ministro da Justiça de Belarus, Oleg Slizhevsky.

Para Torquato Jardim, este é um passo importante para proteger e garantir os direitos e os interesses legítimos dos cidadãos e entidades econômicas dos dois países. O acordo cria uma base legal para o intercâmbio de informações em matéria penal entre autoridades de segurança de ambos países.

O documento estabelece a estrutura legal que permitirá às partes tomar medidas para iniciar processos criminais, identificar e confiscar o produto do crime, obter depoimentos, conduzir exames forenses e em cenas de crimes, etc.

Os ministros da justiça também assinaram um memorando de cooperação que prevê novas atividades conjuntas e troca de informações relativas ao trabalho realizado pelos ministérios. “Identificamos as áreas de interesse mútuo. Isso também se aplica à elaboração de projetos de regulamentos, como também execução de decisões judiciais e decisões de outros órgãos ”, observou Oleg Slizhevsky.

As discussões abordaram áreas como serviços de notariado e serviços jurídicos e sua regulamentação. As duas partes são a favor da elaboração de um projeto de acordo internacional sobre assistência jurídica em matéria civil.

Torquato Jardim acrescentou que a luta contra o crime organizado transnacional exige uma interoperabilidade conjunta. “Os problemas são globais, portanto precisamos de cooperação conjunta. Precisamos harmonizar nossos sistemas legais ”, afirmou Jardim.

O ministro Torquato Jardim está em visita a Belarus até esta terça-feira (19).

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpg