Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJSP participa do Desafio + Brasil em busca de soluções inovadoras para modernizar gestão

Destaque

MJSP participa do Desafio + Brasil em busca de soluções inovadoras para modernizar gestão

por publicado: 22/02/2019 17h04 última modificação: 22/02/2019 18h30
Evento tem o apoio do MJSP e busca a inovação em ferramentas de controle e transparência do gasto público

Brasília, 21/02/2019 – Na manhã desta quinta-feira (21) teve início o Desafio + Brasil que reúne pessoas com conhecimentos variados interessadas em solucionar problemas que impedem o êxito da transferência de recursos no Brasil. Até sexta-feira (22), os participantes buscarão novas maneiras de solucionar os desafios propostos.

O secretário-executivo adjunto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Washington Bonini, afirmou durante a abertura do evento o compromisso com a melhoria dos parâmetros de controle e transparência do gasto público. “A qualidade do gasto público não se limita à verificação e correção do que está sendo feito, ela também engloba a eficácia e eficiência do gasto” afirmou.

Bonini também destacou a importância de ter ferramentas que permitam o controle e economia desses gastos. “É sair de um cenário em que nós temos um custo administrativo de mais de R$ 60 mil por processo, para um onde a execução por parte dos municípios não seja tão pesada”, afirmou.

A ideia é que o trabalho desenvolvido durante o evento subsidie a modernização da atual plataforma de convênios do governo federal para execução de políticas públicas com maior nível de controle e transparência. No âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ferramenta será usada para as chamadas transferências “fundo a fundo”, como é o caso dos repasses do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) aos estados, por exemplo.  

foto desafio

Sobre o Desafio + Brasil

A iniciativa do Desafio + Brasil é do Ministério da Economia, em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), e conta com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Controladoria-Geral da União (CGU).

Também estiveram presentes na abertura do encontro a representante da CNM na região Sudeste e prefeita do município de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia; o secretário-geral de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Webel; o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, e o ministro substituto do Tribunal de Contas da União, Augusto Sherman.

Um dos destaques do evento é a realização de uma maratona de 19 horas ininterruptas (hackaton), em que os participantes estarão pensando em iniciativas inovadoras que sejam utilizadas no aperfeiçoamento de políticas públicas, principalmente nas áreas de transferência de recursos, entrega de obras, bens e serviços à sociedade. As melhores iniciativas serão premiadas ao final do evento.