Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Moro participa da Segunda Reunião Plenária do GAFI/FATF

Destaque

Moro participa da Segunda Reunião Plenária do GAFI/FATF

por publicado: 19/02/2019 19h30 última modificação: 19/02/2019 19h30
Reunião do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo acontece em Paris

Brasília, 19/02/2019 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, participa, de 20 até o dia 22 de fevereiro, da Segunda Reunião Plenária do mandato XXX do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo – GAFI/FATF que acontece em Paris, França.

As discussões são acompanhadas pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e pelo Departamento de Polícia Federal.

O ministro Sergio Moro estará acompanhado pela Diretora do DRCI, Érika Marena, pelo Delegado Márcio Adriano Anselmo, Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção e Lavagem de Dinheiro da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal e por Bernardo Mota, chefe de assuntos internacionais do COAF, que representa o presidente do conselho Roberto Leonel.

REUNIAOPLENARIA_BANNER_SITE_19022019.png

O Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI/FATF), criado em 1989, é uma organização intergovernamental cujo propósito é desenvolver e promover políticas nacionais e internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 

Periodicamente, o GAFI realiza avaliação dos países membros acerca da implementação de medidas de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 

O Brasil é membro tanto do GAFI quanto do GAFILAT, Grupo de Ação Financeira da América-Latina (GAFILAT), órgão regional no estilo do GAFI/FATF, cujo propósito é estimular seus membros a combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo na região, por meio do compromisso de melhorar permanentemente as políticas nacionais e os mecanismos de cooperação internacional entre países membros na América-Latina.

Confira a agenda de compromissos do Ministro Sergio Moro:

Agenda Moro_GAFI_20 a 22_Paris.png