Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional ganha novas publicações em 2019

Destaque

Arquivo Nacional ganha novas publicações em 2019

por publicado: 22/01/2019 17h37 última modificação: 22/01/2019 17h37
De segunda à quinta serão publicadas as séries: Presidentes da República, Retratos Modernos, Biografias e Publicações do Conarq

Brasília, 22/01/19 - A Assessoria de Comunicação do Arquivo Nacional (ASCOM) cria novas séries de publicações para 2019. Visando dar visibilidade ao acervo, ao trabalho dos profissionais do AN e, principalmente, à instituição, a equipe da ASCOM instituiu como rotina a publicação de quatro séries: Presidentes da República, Retratos Modernos, Biografias e Publicações do Conarq.

A primeira, Presidentes da República, trará o conteúdo do site Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República - CIAPR, fruto do trabalho do Centro de Informação de Acervos dos Presidentes da República – CIAPR, preconizado pelo inciso II, do artigo 9º, da Lei nº 8.394, de 30 de dezembro de 1991 que determinou que fosse organizado “um centro de referência com o objetivo de reunir e disponibilizar, aos interessados, informações sobre documentos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, de natureza pública e privada, dos presidentes da República e estará em todas as mídias institucionais às segundas-feiras.

A segunda série, que será publicada às terças, Retratos Modernos, tem por função dar visibilidade ao site, de mesmo nome, oriundo do Programa Petrobrás Cultural, que reúne fotografias originais do acervo do Arquivo Nacional, que marcaram a introdução e divulgação da atividade no Brasil. 

Toda quarta-feira, os seguidores terão acesso a série “Biografias”, que concentrará as informações disponíveis no site do MAPA no qual reúne um minucioso trabalho de pesquisa sobre os principais nomes da história do Brasil, desde o período colonial até a primeira república. Quinta-feira será o dia de divulgar as publicações técnicas do Conarq por meio da série “Publicações do Conarq”, já pensando em oferecer conteúdo a um público mais específico da Arquivologia.

Você conhece o Mensário do Arquivo Nacional? Clique aqui. 

Série Retratos Modernos - Alfredo Ducasble 

Exposição Virtual - Mundo luso-brasileiro 

Série Presidentes da República - Affonso Penna