Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Raul Jungmann inaugura a nova sede da Força Nacional de Segurança Pública

Destaque

Ministro Raul Jungmann inaugura a nova sede da Força Nacional de Segurança Pública

por publicado: 19/12/2018 18h42 última modificação: 19/12/2018 18h48
Solenidade também celebrou a formação de 236 novos integrantes da Força Nacional que completou 14 anos em 2018

mcamg_abr_19122018-_2916_1 (1).jpgBrasília (DF), 19/12/2018 – O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, inaugurou nesta quarta-feira (19), a nova sede do Batalhão Escola de Pronto Emprego (Bepe) da Força Nacional de Segurança Pública.  

A solenidade também celebrou a formação de 236 policiais militares de 16 Estados e do Distrito Federal que participaram das Instruções de Nivelamento de Conhecimento. O evento fez parte das comemorações do 14º aniversário de criação da Força Nacional, celebrado no dia 29 de novembro.

Localizado no Gama (DF), com mais de 35 mil m² de área construída, o batalhão foi revitalizado nos últimos 12 meses, por meio de convênios celebrados em acordo de cooperação pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com parceiros públicos e privados, sem ônus aos cofres públicos.   

O ministro Raul Jungmann iniciou o discurso falando sobre a atuação da Força Nacional ao longo dos 14 anos de criação. “São mais de 200 missões já realizadas com êxito em todo país, sempre na defesa da lei, da ordem, da vida, do patrimônio e, em última instância, no sossego, na tranquilidade dos brasileiros e brasileiras; sempre procurando atender situações das mais diversas espalhadas pelo Brasil afora, entregando com muita competência os resultados esperados”, disse Jungmann.

O ministro da Segurança Pública ressaltou a importância da entrega da nova sede do  Batalhão Escola de Pronto Emprego.

 “Aqui você está dando condições de alojamento, de acolhida, de capacitação, de treinamento, o que antes você não tinha para a Força Nacional. É muito importante que aqueles que vão cumprir missões, e muitas vezes difíceis, em todos os cantos do país, que eles possam ter condições de acolhida, de habitabilidade e também da sua própria capacitação de formação. Por isso, essa inauguração é tão importante para estabilidade, para o conforto e para as condições de emprego e trabalho da Força Nacional”, frisou Raul Jungmann.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Major Brigadeiro João Tadeu Fiorentini, parabenizou a conquista da nova sede do Bepe, o qual considera “um marco na história da Força Nacional”.  Ele aproveitou a oportunidade para homenagear o secretário Executivo da Senasp, Almirante Alexandre Araújo Mota.

“Quero aqui prestar uma homenagem ao Almirante Mota, que assumiu o que tinha no local, cerca de 400 toneladas de aço, e falou: vamos sim construir o batalhão. Mesmo com diversas situações adversas, seja de necessidade de força, de ajuda financeira, o senhor encarou e concluiu esse grande projeto”, parabenizou Fiorentini.

Bastante emocionado, o secretário Executivo da Senasp falou sobre a satisfação de estar participando da entrega do novo Bepe.

 “Estar aqui hoje me causa uma imensa satisfação, é uma sensação totalmente diferente da primeira visita que fiz aqui, onde, naquela ocasião, senti uma certa angústia ao observar os cenários das instalações que a nossa Força Nacional se encontrava alojada. E pior, sem haver orçamento para fazer as recuperações prediais necessárias. Retornei ao ministério com o objetivo de buscar as soluções frente aos grandes desafios impostos para modificar esse cenário, entre elas, a necessidade de construção de parcerias. Hoje, quero agradecer a todos que contribuíram para que a concretização desse projeto, desde as entidades parceiras, à equipe da Senasp e do contingente da Força Nacional”.

Por fim, o ministro Raul Jungmann ressaltou um dos legados de sua gestão. Trata-se da destinação de 20% dos recursos destinados à segurança pública, oriundas das loterias, para o Programa Nacional de Qualidade de Vida para os Profissionais da Segurança Pública (Pró-Vida). “Esse é um sonho antigo que eu tenho que agora se tornará realidade. Essa verba será destinada à valorização dos profissionais da segurança pública, como vocês, seja através de financiamento de habitações, como de assistência e de saúde, para que ajude na melhoria de sua qualidade de vida”, destacou Jungmann.

Estrutura do Batalhão              

O Batalhão conta com sete novas edificações, sendo quatro blocos de alojamento com capacidade para abrigar até 640 policiais, bloco escolar com 10 salas de aula, refeitório para 380 pessoas e lavanderia.

Além disso, a unidade conta com um bloco administrativo com auditório, sala de reuniões e minimuseu sobre a história da Força Nacional. Visando o bem-estar dos profissionais, maior produtividade e melhores resultados organizacionais, um vasto espaço foi reservado para área verde.

Homenagem

Durante a solenidade de inauguração do Bepe, foi realizada também outorga de Medalhas de “Mérito da Força Nacional – Soldado Luis Pedro de Souza Gomes” nos graus “Distinção Federativa” e “Pacto Federativo”.

As homenagens são entregues a autoridades e profissionais como forma de reconhecimento pelos relevantes e excepcionais serviços prestados à Força Nacional e também por terem se destacado no exercício de suas atividades.

Ao total, 49 autoridades civis e militares foram agraciadas com a Distinção Federativa e 100 profissionais da segurança pública receberam a medalha Pacto Federativo.

Formatura 76ª e 77ª INC

O evento também celebrou a formação de 236 policiais militares de 16 Estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins) e do Distrito Federal, na 76ª e 77ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC).

O curso visa capacitar os profissionais de segurança pública mobilizados pela Força Nacional para atuação nas esferas administrativa, operacional e disciplinar. O contingente formado deverá reforçar o efetivo das operações em andamento no Brasil, em especial do Plano Nacional de Segurança Pública.

 

Sobre a Força Nacional

Atualmente a Força Nacional de Segurança Pública tem empregado um efetivo de 2.158 mobilizados em 37 cidades dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe e Santa Catarina. Dentre as 28 operações em andamento estão a ostensiva, judiciária, de perícia, aérea, indígena, ambiental e de fronteiras.

Seu efetivo é composto por integrantes da ativa e da reserva remunerada das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares estaduais; da ativa e aposentados das Polícias Civis e órgãos oficiais de Perícia Forense dos estados, do Distrito Federal e da União. Também integram suas operações, militares da União que prestaram serviços temporários (ao Exército, Marinha ou Força Aérea) e servidores civis aposentados da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios.

De acordo com o diretor da FN, coronel Goulart, “trata-se de um corpo de profissionais especializados, mobilizados e prontos a atuar em apoio e sob a coordenação de outros órgãos subordinados aos governos estaduais e federal do Brasil. Seu trabalho consiste em apoiar operações de segurança pública, que podem ser realizadas em qualquer ponto do país”.

Nesses 14 anos de criação, a Força Nacional participou de mais de 258 operações de polícia ostensiva, de bombeiros e de Polícia Civil.  Para o coronel Goulart, dentre essas operações, “destacam-se a participação da tropa da FN na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e nos Jogos Olímpicos, ocorrido em 2016, na cidade do Rio de Janeiro/RJ”.

 Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Assessoria de Comunicação Social

Ministério da Segurança Pública

(61) 2025-3135/2025-9962

__ascom@seguranca.gov.br

www.seguranca.gov.br