Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aviso de pauta

Destaque

Aviso de pauta

por publicado: 13/12/2018 11h20 última modificação: 13/12/2018 11h20
Mesa de debates sobre Arquivologia marca lançamento de novo número da Revista Acervo

Brasília, 13/12/18 - A revista Acervo, publicação quadrimestral do Arquivo Nacional, lança no dia 17/12 a edição comemorativa dos 180 anos da instituição com o tema Estado da arte da arquivologia no Brasil. O evento vai contar com a presença de especialistas renomados e haverá venda de publicações com descontos especiais.

Os autores Angélica Marques (UnB) e Renato Venancio (UFMG) são os convidados para compor a mesa de debates ao lado de um dos editores do dossiê, Adriana Cox Hollós. O evento vai reunir especialistas para discutir o cenário atual da pesquisa em arquivologia no país. A participação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição. Serão emitidos certificados.

Organizada pelos pesquisadores da área e servidores do Arquivo Nacional Adriana Cox Hollós e Eliezer Pires da Silva, esse número da revista apresenta uma coletânea de artigos que se tornará referência entre os profissionais da área. Abrindo o dossiê, o artigo de Angelica Marques mapeia a produção científica atual sobre arquivologia. Na sequência, José Maria Jardim aborda a governança arquivística em seu artigo. O controle de vocabulário nos arquivos é debatido no artigo de Johanna Smit, entre outros temas abordados ao longo deste número especial. A edição traz ainda uma entrevista com a diretora do arquivo nacional do México, Mercedes de Vega.

Uma das ações do Arquivo Nacional para a difusão do acervo e o incentivo à produção de conhecimento científico, a revista Acervo é publicada pela instituição desde 1986. Ao longo de mais de 30 anos, a publicação vem ampliando suas ações em busca da qualidade e visibilidade, publicando estudos e fontes nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas, especialmente história e arquivologia.



Serviço

Lançamento da revista Acervo dossiê Estado da arte da arquivologia no Brasil
Data: 17/12/2018
Horário: 14h
Local: Auditório do Arquivo Nacional
(Praça da República, 173, Centro – Rio de Janeiro)
Entrada franca, sem necessidade de inscrição
Serão emitidos certificados de 5 horas complementares
Saiba mais: https://www.facebook.com/events/750554711945120/