Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AN participa do “II Seminário Internacional de Arquivos de Direitos Humanos: Comissão da Verdade, Sociedade Civil e Memória”

Destaque

AN participa do “II Seminário Internacional de Arquivos de Direitos Humanos: Comissão da Verdade, Sociedade Civil e Memória”

por publicado: 04/12/2018 17h10 última modificação: 04/12/2018 18h30
Resgate dos arquivos das Comissões da Verdade no período do Regime Militar foi tema do encontro no Chile

Brasília, 4/12/2018 - Brasil e Chile compartilharam experiências e aprofundaram debate sobre de direitos humanos no “II Seminário Internacional de Arquivos de Direitos Humanos: Comissão da Verdade, Sociedade Civil e Memória”, que aconteceu no último dia 29, em Santiago, Chile.

O seminário tratou do resgate dos arquivos das Comissões da Verdade no período do Regime Militar. O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Derechos Humanos (Instituto Nacional de Direitos Humanos) chileno.

A servidora do Arquivo Nacional, Vivien Ishaq, apresentou palestra com as principais atividades e resultados da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Gerente Executiva do Relatório Final da Comissão, Vivien apresentou ao público as características do acervo da CNV, hoje sob a guarda do Arquivo Nacional (AN). “Este acervo está totalmente acessível ao público por meio do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN)”, lembra.

Vivien lembrou, ainda, que o Arquivo Nacional tem, desde 2012, arquivos do regime militar que podem ser acessados sem restrições. “Situação oposta a vivida no Chile, onde ainda não se tem acesso aos documentos das comissões da verdade chilenas e tampouco os arquivos do Estado chileno durante a ditadura”, destacou.