Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AN organiza Festival Global Cultural dos Povos Tradicionais Africanos e Afro-diaspóricos

Destaque

AN organiza Festival Global Cultural dos Povos Tradicionais Africanos e Afro-diaspóricos

por publicado: 12/11/2018 15h01 última modificação: 16/11/2018 16h31
O evento tem o objetivo de promover a colaboração e a integração entre os grupos artísticos e culturais do continente africano e do Brasil.

Brasília, 12/11/18 - Na semana das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, o Arquivo Nacional em parceria com o Laboratório de Histórias das Experiências Religiosas (LHER), o Projeto em Africanidade na Dança Educação (PADE), ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e outras instituições como o Pan African Strategic And Policy Research Group está organizando o Festival Global de Povos Tradicionais – Africanos e Afro-diaspóricos.

O evento tem o objetivo de promover a colaboração e a integração entre os grupos artísticos e culturais do continente africano e do Brasil. O festival acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de novembro, no Arquivo Nacional, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e no Teatro João Caetano e contará com a participação de profissionais ligados ao mundo das performances artísticas oficiais de percussão, mesas acadêmicas e espetáculos. As mesas que ocorrerem no auditório do Arquivo Nacional terão transmissão ao vivo pela pagina da instituição no Facebook.

O Festival nasceu a partir de um desejo do Dr. Ishola Willams, professor nigeriano, de fomentar a união, inteiração e traçar experiências entre as culturas africanas e afro-diaspóricas. 

Confirme aqui sua presença no evento do Facebook e acompanhe as notícias sobre o Festival Global de Povos Tradicionais – Africanos e Afro-diaspóricos.

Confira a programação:

Programação: 19 de Novembro  

- ARQUIVO NACIONAL  

10h às 10h30 - Apresentação IEWÁ PADE e Orquestra de Berimbaus Abadá-Capoeira

* IEWÁ PADE é um projeto musical que se relaciona a partir de um repertório afro-brasileiro imbuído de músicas autorais que dialogam com o cenário musical da atualidade, entendendo que a cultura popular também compõe a cena contemporânea. Nosso intuito é fazer ouvir nossa voz e o nosso discurso, que prevê menos intolerância, racismo, violência e mais amor e cultura popular.

* A Orquestra de Berimbaus da Abadá-Capoeira, com 28 anos, será regida pelo Mestre Cobra. O repertório inclui, além dos toques tradicionais da capoeira, toques em referência a manifestações culturais brasileiras e diversos gêneros musicais, tais como baião, samba de roda, xaxado, samba-reggae, culminando com a entoação do Hino Nacional, causando surpresa e despertando atenção pela riqueza dos seus arranjos.

10h30 às 12h - Abertura do Festival: Presenças de: Diretora do Arquivo Nacional, Diretora da Escola de Educação Física e Desporto da UFRJ, Professor Dr. André Chevitarese e Ivanir dos Santos.

14h às 16h - Mesa 1: Identidade e Memória: Diáspora e Religiões no Brasil (Salão Nobre) - Mediadora: Professora Pós Doutora Helena Theodoro. Palestrantes: Doté Hugo de Azonsú, Professor Doutor Renato Barreto, Carolina Potiguara e Professor Marcos Moura.

16h30 às 17h - Performance “Corpo Macumba” - Fábio Costta (É um festejo. É um rito de passagem. É um protesto.  É a rememoração de um corpo que é atravessado por diversos saberes adquiridos na encruzilhada da existência). 

17h às 18h30 – Oficina de ritmos “Uma vivência Afro-Amazônica”, com Mestre Silvan Galvão 

- TEATRO JOÃO CAETANO 

19h às 21h - Jongo da Serrinha 

* O Grupo Cultural Jongo da Serrinha é uma organização social, com mais de 50 anos, criada no bairro de Madureira, Zona Norte, que promove ações integradas entre cultura, arte, memória, desenvolvimento social, trabalho e renda.

Programação: 20 de Novembro  

- ARQUIVO NACIONAL

10h às 12h - Mesa 2: Herança da Espiritualidade Africana (Salão Nobre)

Mediadora: Professora Doutora Inêz Calfa - Palestrantes: Professora Doutora Katya Gualter, Professora Doutora Celina Batalha e Yalorixá Maria de Xangô.

14h às 16h - Mesa 3: Saúde e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (Salão Nobre)

Mediador: Professor Doutor Luiz Henrique Chad Pellon (UNIRIO) - Palestrante: Professor Doutor Antonio Marcos Tosoli Gomes (UERJ); Professor Doutor Nilton Souza da Silva (UFRRJ); Anapuaka Tupinambá (Radio Yandê)

16h às 17h30 - Atividade concomitante: Roda de Conversa com o Ogã Bangbala - Ogã é o nome que se dá a determinadas funções masculinas dentro de um terreiro de candomblé. Tanto na língua iorubá quanto na jeje, o termo refere-se a “chefe” ou “pessoa superior”. É o escolhido para estar lúcido durante os rituais religiosos. Ogã Bangbala, dedica-se, há mais de 70 anos, a preservar e difundir o candomblé e a defender as tradições de matriz africana. 

- TEATRO JOÃO CAETANO

19h às 21h – CORPOralidades Negras - Festival de performances com diversos grupos: 

* "Igbá Exu: Onde assenta o Caos" - Genilson Leite (A performance produz uma ruptura no tempo espaço estreitando e a relação entre performer e público proporcionando experiências efêmeras). 

* "Salùba!" - Gizele Alves (A vida se desenvolve em processos, em níveis. A evidência das experiências desse processo se materializa através da forma). 

* "AGÔ" - NUDAFRO Cia de Dança Contemporânea da UFRJ, com Direção de Tatiana Damasceno (espetáculo que aborda questões que percorrem o cotidiano de atores sociais afrodescendentes relacionando-os com a linguagem da dança contemporânea.

* "Ê Coreira!" - Aedda Mafalda (dança afro contemporânea, em cena elementos de seu cotidiano, sua feminilidade e sua relação com o Tambor de Crioula do Maranhão)

* "Vozes de nós Fragmentos de um corpo em Expansão" - Aline Valentim (Obra é uma homenagem a todas as nossas ancestrais afrodescendentes, e principalmente, a irmã Marielle Franco).

* "Dúdù" - Thiago Caetano (O bailarino e coreografo irá passar por diversas situações e texturas para retratar fatos vivenciados, resgatando através do corpo e respiração a opressão negra no Brasil)

* "Katecô" - Coletivo Muanes Dança Teatro / Prof. Denise Zenicola (Sempre é preciso avivar e criar memória, num país onde tudo ou quase tudo se desfaz em vagas lembranças e memórias seletivas. Entendemos que a dança mais que uma profissão é um modo de vida e através dela, a dança, histórias pessoais e memórias de esquecimento, podem ser contadas).

Programação: 21 de Novembro

- ARQUIVO NACIONAL

10h às 12h - Mesa 4: Corpo Afro-diaspórico (Auditório principal). Mediadora: Professora Doutora Tatiana Damasceno - Palestrantes: Professora Doutora Denise Zenícola, Professora Doutora Ana M. Canavarro Benite e Professor Mestre Éle Semog

10h às 12h  - Atividade concomitante: Mostra de Curtas e Médias, seguido por Roda de Conversa (Cave)

14h às 16h - Mesa 5: Criação do Mundo Segundo os Fons, Bantos e Iorubás (Auditório principal). Mediadora: Professora Pós Doutora Helena Theodoro - Palestrantes: Milton Cunha, Laila (Beija-flor) e Severo Luzardo Filho (União da Ilha)

14h às 16h - Atividade concomitante: Mostra de Curtas e Médias, seguido por Roda de Conversa (Cave)

16h30 às 18h - Teatro de Arena do Arquivo Nacional: Jongo de Pinheiral

- TEATRO JOÃO CAETANO 

19h às 21h - Tamborzada - Companhia Folclórica do Rio – UFRJ 30 anos.

* A Companhia é um grupo artístico, de pesquisa e de divulgação da cultura popular brasileira constituído por professores, funcionários e alunos de diversas unidades da UFRJ. Produzem espetáculos de música, danças e folguedos brasileiros, promove atividades e eventos científicos e culturais, além de cursos de extensão e para a educação continuada.  O espetáculo, pontuado por inserções poético-narrativas de mestres consagrados da cultura popular, que contam e recontam histórias e lendas pautadas na sabedoria desses artistas do povo, o trabalho inédito, e interativo é resultado de 30 anos de pesquisas junto a importantes figuras da cultura brasileira. 

- UNIRIO

10h às 12h - Mesa 6: Políticas públicas de acervos arquivísticos dos povos afro-brasileiros e indígenas 

Mediador: Dr. Flávio Leal Silva (UNIRIO)

Palestrantes: Carla Lopes -  servidora do AN Coordenadora da Mesa - Doutorando do PPGARTES/UERJ - Cláudia Heynemann - servidora do AN e curadora de exposições - Doutora em História Social/UFF - Gabriel Cid - Museu Afro-digital (Seção Rio de Janeiro) - Doutor em Sociologia (IESP/UERJ), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ), graduação em Ciências Sociais (UERJ) e em História (UNIRIO).

Serviços:

Festival Global Cultural dos  Povos Tradicionais Africanos e Afro-diaspóricos  

Dias 19, 20 e 21 de novembro

Entrada Franca


TEATRO JOÃO CAETANO  

Endereço: Praça Tiradentes, s/n - Centro - Tel: 2332 9257

Capacidade: 1.222 pessoas

ARQUIVO NACIONAL

Endereço: Praça da República, 173 - Centro - Tel: 2179 1228

Auditório principal: 150 pessoas / Cave: 25 pessoas / Praça principal: 350 pessoas

UNIRIO

Endereço: R. Dr. Xavier Sigaud, 290 - Urca - Tel: 2542 6404

Auditório / 2º andar / capacidade: 70 lugares

 

Fonte: Arquivo Nacional