Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça efetiva extradição de estrangeiros condenados por crime de tráfico de drogas

Destaque

Ministério da Justiça efetiva extradição de estrangeiros condenados por crime de tráfico de drogas

por publicado: 08/11/2018 18h12 última modificação: 08/11/2018 18h12
Os procedimentos para as efetivações das medidas foram realizados pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça

Brasília, 08/11/2018 - Com base no Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Reino da Espanha, o cidadão venezuelano Hugo Alejandro Uribe Villamizar foi extraditado, hoje (8), da Espanha para o Brasil, para o cumprimento de pena de quatro anos e dez meses de reclusão pela prática do crime de tráfico de drogas.

Villamizar foi condenado pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Guarulhos (SP) e já está preso na Penitenciária Cabo PM Marcelo Pires da Silva em Itaí (SP).

Nesta semana, o Ministério da Justiça efetivou também a extradição, da Colômbia para o Brasil, do nacional colombiano Leonardo Esquivel Cardona. O estrangeiro era procurado pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte (MG) para responder pelo tráfico internacional de drogas.

Cardona foi preso em 28 de abril de 2017 por força da Difusão Vermelha da Interpol. O Governo brasileiro apresentou o pedido de extradição no prazo previsto no tratado de extradição firmado entre Brasil e Colômbia e, após autorização da Justiça colombiana, foram tomadas as medidas para o retorno do foragido.

Os procedimentos para as efetivações das medidas foram realizados pela Autoridade Central Brasileira, exercida pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), com a colaboração da Polícia Federal/Interpol e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).