Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça garante que não há censura na classificação de obras de artes visuais

Destaque

Ministro da Justiça garante que não há censura na classificação de obras de artes visuais

por publicado: 07/11/2018 14h34 última modificação: 07/11/2018 14h34
Ele explica que a Constituição proibiu a censura, mas deu ao Estado uma função normativa

Porto Alegre, 07/11/18 - Durante a palestra de encerramento da 3ª Oficina de Classificação Indicativa - etapa Porto Alegre, nesta quarta-feira (07), o ministro da Justiça, Torquato Jardim,  enfatizou que a classificação exercida pela União em obras de audiovisual e artes visuais tem efeito somente indicativo. "Não é censura", pontuou, acrescentando que a indicação não é vinculativa.                       

Antes de Porto Alegre, a Oficina promovida pela Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, foi realizada em São Paulo, no Instituto Tomie  Ohtake, e no Rio de Janeiro.  As próximas ocorrerão em Recife, Manaus e Brasília. O objetivo das oficinas, segundo o secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel, é divulgar a nova Portaria de Classificação Indicativa, atualizar o guia de audiovisual e construir um guia específico para artes visuais (museus, exposições).

"A ideia é fazer isto da forma mais legítima possível, conversando com os segmentos envolvidos, com o mercado, que atenda o setor, mas que dê conforto a quem trabalha com classificação de obras", explicou Pontel.

Em sua palestra, o ministro da Justiça citou os dispositivos legais que garantem a livre manifestação do pensamento, a livre expressão da atividade intelectual, artística e científica, e da comunicação, independentemente de censura ou licença.  Mas acrescentou que a Constituição também diz, por exemplo, que a produção e a programação das emissoras atenderão a princípios, respeitando os valores éticos e sociais da pessoa e da família. "Se, de um lado, o constituinte proibiu a censura, de outro criou uma função estatal, de força normativa, que é a recomendação " analisou.                                 

Para o ministro da Justiça, o papel estatal talvez deva se limitar a dar ressonância de como o coletivo percebe e convive com "os valores éticos e sociais da pessoa e da família". A chave, em sua opinião, está na tolerância, em acolher a ousadia do novo.

Ao encerrar seu pronunciamento, o ministro afirmou que a tarefa dos classificadores de obras de audiovisual e artevisual é notável. "Vocês preservam o passado sem fechar a porta do futuro. Vocês se dão conta de que há um avanço, uma releitura de um valor, de um tema, e acolhe essa perspectiva ", concluiu.