Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça efetiva transferência de brasileiro condenado por tráfico de drogas em Portugal

Destaque

Ministério da Justiça efetiva transferência de brasileiro condenado por tráfico de drogas em Portugal

por publicado: 25/10/2018 19h09 última modificação: 25/10/2018 19h09
Os procedimentos foram realizados pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), autoridade central brasileira para o assunto.

extradição

Brasília, 25/10/2018 - Foi efetivada hoje (25), a transferência de nacional brasileiro sentenciado à pena de cinco anos de reclusão, pela Justiça de Portugal, devido à prática de crime de tráfico de drogas. O Brasileiro cumprirá, no estado do Paraná - seu local de origem - o restante da pena a que foi condenado pela Justiça Portuguesa.

Os procedimentos para que a medida fosse concretizada foram realizados pela autoridade central brasileira, exercida pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), em parceria com a Polícia Federal/Interpol, Justiça Federal de Curitiba/PR e Procuradoria Geral da República de Portugal.

Trâmite para TPC

A Transferência de Pessoas Condenadas (TPC) para cumprimento de pena em estabelecimentos prisionais em seus países de origem tem caráter essencialmente humanitário e visa à proximidade do preso com a sua família e  ambiente social e cultural, facilitando - assim -  sua reabilitação após o cumprimento da pena. A solicitação deve ser feita pelo próprio apenado ou por seus familiares. É gratuita e dispensa advogado.


Atualmente, o DRCI é o responsável pelos trâmites de todos os processos administrativos para fins de transferência de pessoas condenadas, além de realizar a análise de admissibilidade dos pedidos.


Para mais informações, acesse: https://www.justica.gov.br/sua-protecao/cooperacao-internacional/transferencia-de-pessoas-condenadas.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg