Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ participa de encontro sobre Combate à Corrupção e a Convenção da OCDE

Destaque

MJ participa de encontro sobre Combate à Corrupção e a Convenção da OCDE

por publicado: 13/09/2018 11h02 última modificação: 13/09/2018 14h38
Evento lançou o relatório Exporting Corruption 2018.

Brasília, 13/9/18 - Nesta quarta-feira (12) o Ministério da Justiça participou do lançamento do relatório Exporting Corruption 2018, que tem como objetivo analisar como 44 países vêm implementando a Convenção da OCDE contra o Suborno Transnacional. O evento foi realizado pela Transparência Internacional na Escola de Direito do Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas.

A Convenção da OCDE contra o Suborno Transnacional é um importante instrumento que visa combater os atos de corrupção na esfera do comércio internacional, bem como adotar ações que assegurem a cooperação entre os países signatários.

A Diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da Secretaria Nacional de Justiça, Camila Colares, foi convidada para participar de uma mesa de discussão sobre cooperação jurídica internacional e seu papel na luta contra a corrupção.

A diretora do DRCI esclareceu que a corrupção é uma das maiores ameaças ao desenvolvimento político e econômico dos Estados. Além de afetar, de modo geral, o desenvolvimento econômico, a corrupção também acarreta danos às empresas que valorizam práticas justas em suas transações comerciais.

O encontro tratou, ainda, da importância da cooperação jurídica internacional no combate à corrupção transnacional, dada a própria natureza deste crime.

Mais informações sobre cooperação jurídica internacional podem ser obtidas no portal do Ministério da Justiça: https://www.justica.gov.br/sua-protecao/cooperacao-internacional