Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agentes de órgãos de defesa do consumidor recebem capacitação para enfrentamento ao Superendividamento

Destaque

Agentes de órgãos de defesa do consumidor recebem capacitação para enfrentamento ao Superendividamento

por publicado: 10/09/2018 19h01 última modificação: 12/09/2018 11h05
Parceria com Defensoria Pública do RJ tratará do fenômeno global

Brasília, 10/9/2018 - A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça promovem, nos dias 12 e 13 de setembro, o curso Capacitação em Enfrentamento ao Superendividamento. O curso, uma parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, é voltado para agentes de órgãos de defesa do consumidor e acontece no Auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça.

O superendividamento, apesar de relativamente recente, é considerado um fenômeno global caracterizado por ser um endividamento acima do normal do consumidor, em que o devedor se vê impossibilitado de pagar todas as suas dívidas criando, assim, novas dividas para quitar as anteriores. O superendividamento acontece principalmente por conta do comportamento do consumidor, mas é alimentado, também, pela oferta de crédito sem critério feita por instituições financeiras.

banner portal_consumidor.gov_curso capacitação-01-01.jpg

A programação do curso inclui apresentação do conceito de superendividamento e sua contextualização, como prevenir e tratar o problema, técnicas de atendimento, audiência de conciliação, petições e analise de casos. Além disso, a capacitação abordará o desafio da educação financeira e atuação estratégica da defensoria pública no superendividamento.

O curso será ministrado por agentes da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, representantes do Banco Central do Brasil e da Secretaria Nacional do Consumidor e do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.  A programação de abertura conta com a presença do Ministro da Justiça, Torquato Jardim. Certificados serão emitidos para os participantes.

Confira a programação