Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ promove capacitação em análise financeira para integrantes da Rede-Lab

Destaque

MJ promove capacitação em análise financeira para integrantes da Rede-Lab

por publicado: 21/08/2018 18h55 última modificação: 21/08/2018 18h57
O evento tem como objetivo aprimorar informações relacionadas à prevenção e ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Brasília, 21/08/18 Integrantes da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) participam de capacitação na sede do Ministério da Justiça nesta terça-feira (21/08). O VII Seminário de Análise Financeira da Rede-LAB, que segue até amanhã, é organizado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ), coordenador da Rede.

O secretário nacional de justiça, Luiz Pontel de Souza, esteve presente na abertura do evento e enfatizou a importância da parceria com as instituições que compõem a Rede Lab, “hoje uma atividade consolidada, que funciona com eficiência, eficácia e que apresenta resultados bastante visíveis”. Pontel destacou que somente em 2017 foram mais de 26 bilhões de ativos identificados com indícios de ilicitude - de acordo com relatórios de análise técnica. “Se olharmos para esses números desde a criação da Rede, em 2008, esses ativos chegam a 65 bilhões. Então, vejam a capacidade operacional que temos de usar essa ferramenta extremamente importante para o Estado Brasileiro”. afirmou.

O evento tem como objetivo aprimorar a produção de informações relacionadas à prevenção e ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. Foram apresentadas as experiências do Tribunal de Contas da União (TCU) por meio do Lab-Contas, Soluções Alice, Sofia e Mônica - plataformas de integração de dados; e a ação de prevenção á lavagem de dinheiro nos arranjos de pagamentos da MasterdCard.

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) é resultado da meta 16 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - Enccla 2006, que previa a necessidade de “implantar laboratório modelo para a aplicação de soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações e para a difusão de estudos sobre as melhores práticas em hardware, software e a adequação de perfis profissionais”. A principal característica desta Rede é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para análise de dados financeiros e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.

O primeiro LAB-LD foi instalado no DRCI/SNJ, em 2007. Atualmente, conta com 58 unidades e 43 em fase de instalação.