Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional autoriza o descarte de 11,9 km de documentos públicos

Destaque

Arquivo Nacional autoriza o descarte de 11,9 km de documentos públicos

por publicado: 15/08/2018 15h36 última modificação: 15/08/2018 15h36
A ação otimizará o espaço físico e economizará recursos para armazenamento.

Brasília, 15/08/2018 - O Arquivo Nacional (AN), do Ministério da Justiça (MJ), autorizou o descarte de quase 12 quilômetros (km) de documentos da administração pública federal. Os papéis foram medidos empilhados, e correspondem, praticamente, à altitude de cruzeiro em que voam os aviões comerciais. No ano passado, foram descartados 13 quilômetros em documentos. Os benefícios para a administração são a otimização do espaço físico e economia de recursos para armazenamento.

As solicitações dos órgãos públicos para a extinção de documentos têm aumentado, segundo a líder da equipe de Gestão de Documentos, Flávia Claudino. “A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas deve obedecer aos procedimentos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), quanto aos prazos de guarda e destinação”, explicou.

O Arquivo Nacional orienta os órgãos e entidades da administração pública federal nos seguintes assuntos: gestão de documentos;  aplicação de códigos de classificação e de tabelas de temporalidade; planos de destinação de documentos; recolhimento e transferência de documentos; tratamento técnico de acervos, dentre outros.