Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cinco estados recebem veículos especiais para transporte de presos

General

Cinco estados recebem veículos especiais para transporte de presos

por publicado: 04/11/2013 17h14 última modificação: 21/02/2014 10h58
Os chamados carros-celas são equipados com câmeras internas e externas que transmitem as imagens para a cabine do motorista. Dispositivos aumentam a segurança

Brasília, 04/11/2013 – O Ministério da Justiça entregou, no último dia 31 de outubro, 29 furgões adaptados para o transporte de presos em cinco estados. O repasse dos chamados carros-celas a representantes dos governos estaduais da Bahia, Tocantins, Amapá, Acre e Sergipe aconteceu em Tatuí (SP), na própria fábrica. Os veículos entram em circulação a partir desta semana, quando chegarem ao seu destino.

Essa foi a terceira entrega de 2013, de um total de 215 carros-cela. Eles são equipados com câmeras internas e externas que transmitem as imagens para a cabine do motorista. Esses dispositivos aumentam a segurança do transporte de presos para audiências e transferência entre presídios.

A doação faz parte da política de aparelhamento e modernização dos sistemas penitenciários estaduais, desenvolvida pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ). Até o presente momento, o Ministério da Justiça efetivou a entrega de 168 carros-celas, atendendo 21 unidades da federação (AL, DF, GO, PB, RJ, RN, RO, SP, CE, ES, MT, MS, MG, PE, RS, SC, BA, AC, AP, TO, SE).

De acordo com Depen, as viaturas custarão, ao todo, cerca de R$ 22 milhões. Se cada unidade federativa adquirisse os veículos individualmente, com repasse de recursos da União por meio de convênios, estima-se que os carros custariam, ao todo, mais de R$ 30 milhões (32% a mais) e demorariam, em média,18 meses para ser entregues.

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br