Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha arrecada alimentos para comunidade carente do Distrito Federal

Destaque

Campanha arrecada alimentos para comunidade carente do Distrito Federal

por publicado: 15/12/2017 13h41 última modificação: 15/12/2017 14h18
A meta é arrecadar 1 tonelada de alimentos não perecíveis até o dia 29/12

Tonelada de amor


Brasília, 15/12/2017 - Como você pesaria uma tonelada de amor? E como seria se sentimentos como solidariedade, compaixão, caridade, empatia, amor e doação pudessem ser representados em forma material e ajudassem a impactar vidas? Você acha que alimentos, uma tonelada deles, poderiam representar esse amor? O Ministério da Justiça acredita que sim e quer aproveitar a oportunidade de proximidade com o Natal para arrecadar uma tonelada de alimentos não perecíveis e doá-los a uma comunidade do Distrito Federal.

A Campanha “Tonelada de Amor” quer arrecadar alimentos não perecíveis de hoje até o dia 29 de dezembro e doá-los para a Cooperativa CATAMARE - Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis do DF. A ideia de fazer uma campanha de doação de alimentos no Natal surgiu logo após o sucesso da Ação Social do Dia das Crianças na Ceilândia, realizada por servidores do Ministério, em outubro deste ano.

Segundo Sandra Vidal, da Coordenação Geral de Gestão Documental e Serviços Gerais (CGDS), uma das idealizadoras da campanha atual e participante da Ação Social do Dia das Crianças, a experiência foi um dos motivadores para continuar o engajamento de servidores e colaboradores em projetos sociais. “Não tem preço ver o retorno que uma simples ação dessa pode causar nas pessoas, especialmente quando estampada no sorriso das crianças”, disse. “A motivação principal é a solidariedade com o próximo e queremos contribuir para que a confraternização do Natal de famílias carentes seja mais farta”, completou.

Uma Tonelada de amor

A campanha de arrecadação de alimentos é uma ação de parceria da CGDS com o Cerimonial do Gabinete do Ministro Torquato Jardim e a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (CGGP).

Lançada nesta quarta-feira (13/12), a ação tem como meta arrecadar uma tonelada de produtos para a CATAMARE, mas, caso a arrecadação seja maior, outras entidades também serão beneficiadas. “A ideia é repartir o pão”, acrescenta Vidal.

A CATAMARE

A entidade beneficiada com a Campanha “Tonelada de Amor” é uma Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis que atua há 12 anos nas comunidades da QNQ, Sol Nascente, Setor O, Expansão e QNR da Ceilândia, cidade satélite do Distrito Federal.

A cooperativa é formada por 30 famílias, a maioria lideradas por mulheres sem apoio dos maridos, que dependem da colaboração do Governo do Distrito Federal que disponibiliza, diariamente, os caminhões de resíduos para que posam realizar a coleta e separação de material. Parte dos resíduos são reciclados pela própria CATAMARE em trabalhos de artesanato. A entidade também realiza ações educativas para mostrar o valor existente no lixo e tudo o que pode ser extraído e beneficiado a partir dele.

Mais de 100 crianças fazem parte do grupo e vivem em situação de baixa renda, passando por necessidades essenciais.

A Logística da Campanha

Pontos de coleta estarão disponíveis no Ministério da Justiça para receber as doações. Servidores, terceirizados, colaboradores e o pessoas da comunidade podem contribuir trazendo produtos não perecíveis a partir de hoje até o último dia útil do ano (29/12).

A organização da campanha quer fazer duas entregas.  A primeira delas será  um pouco antes do natal, já que a ideia é que as famílias beneficiadas possam usufruir dos alimentos e deixar suas ceias de natal mais fartas.  A segunda entrega será realizada na primeira quinzena de janeiro.

O idealizador do nome da campanha, coordenador de redes sociais do ministério, Tiago Vaz, destaca que a medida de peso escolhida, a tonelada, ilustra exatamente o que uma ação como essa representa na vida das pessoas que vivem em desvantagem social e está confiante de que a meta será facilmente alcançada. “Temos quase 2 mil pessoas trabalhando no ministério e se apenas metade dessas pessoas fizer a contribuição de 1 kg nós conseguiremos atingir nosso objetivo”, contabiliza o publicitário.

Serviço:

O quê: Doação de 1 kg de alimento não perecível

Quando: De 13 a 29 de dezembro de 2017

Onde: Os pontos de coleta são:

  • Portaria do Ed. Sede do Ministério da Justiça
  • Portaria do Ed. Anexo I;
  • Portaria do Ed. Anexo II;
  • Restaurante SENAC no MJ

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg