Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil será avaliado próxima semana na reunião do Gafi em Oslo

General

Brasil será avaliado próxima semana na reunião do Gafi em Oslo

por publicado: 14/06/2013 17h29 última modificação: 20/02/2014 15h03

Na próxima semana, (17 a 21 de junho) a Secretaria Nacional de Justiça participa da reunião do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (Gafi), em Oslo (Noruega). O Gafi é o órgão global que estabelece os padrões de prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo.

Formado por 36 países, dentre eles o Brasil, ele foi criado em 1989, durante uma reunião ministerial dentro do G-7. O Gafi tem como documento base as  "40 Recomendações" sobre formas de se evitar e processar a lavagem de dinheiro e crimes correlatos; em 2001, por meio das  "8 Recomendações Especiais", a questão do combate ao terrorismo também passou a ser discutida pelo grupo.

Nesta reunião, o Brasil será avaliado e estará em discussão. Também serão abordadas outras avaliações em andamento, os relatórios de progresso das atividades do Gafi, bem como se preparará os planos de trabalho para o ano de 2014.

O ministério da Justiça será representado pelo secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, e pelo coordenador-geral de articulação institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, Roberto Biasoli.

Em 2012, o Governo Brasileiro sancionou a nova lei de lavagem de dinheiro, um avanço no combate a esse crime. Além disso, também já estão em funcionamento no país 16 laboratórios que fazem parte da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia Contra à Lavagem de Dinheiro e outros 12 já estão em implantação. A Secretaria Nacional de Justiça, por meio do Plano Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro, também já capacitou no país cerca de 12 mil agentes públicos para trabalhar nessa área.

Mais informações
Ministério da Justiça
Assessoria de Comunicação
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.mj.gov.br
https://blog.justica.gov.br