Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional lança Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca

Destaque

Arquivo Nacional lança Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca

por publicado: 18/04/2017 16h13 última modificação: 18/04/2017 16h23
Podem participar estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Cada categoria poderá ser premiada com a impressão de mil exemplares de suas monografias

Rio de Janeiro, 18/4/17 – Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da Arquivologia no país, o Arquivo Nacional lança o Prêmio Nacional de Arquivologia Maria Odila Fonseca 2017. Podem participar estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Cada categoria poderá ser premiada com a impressão de mil exemplares de suas monografias. As inscrições para o prêmio seguem abertas até 2 de maio. 

A seleção de todo o conteúdo será realizada por uma comissão julgadora composta por professores doutores de comprovada experiência em pesquisa e reconhecimento acadêmico na área de Ciências Sociais Aplicadas. 

A Comissão avaliará os trabalhos concorrentes com base em critérios fundamentais de relevância e contribuição da pesquisa para o desenvolvimento do pensamento crítico na área de Arquivologia. Também será levado em conta o ineditismo na abordagem do tema; a coerência no desenvolvimento e na organização do texto; as citações, transcrições, notas, observações, referências completas das fontes e bibliografia consultadas, conforme Regulamento.

A iniciativa retoma o prêmio criado pela antiga Associação dos Arquivistas Brasileiros, cujo acervo e direitos foram doados ao Arquivo Nacional. O prêmio homenageia Maria Odila Fonseca (1953-2007), renomada professora de Arquivologia da UFF e servidora do Arquivo Nacional. 

As monografias e a documentação comprobatória do candidato deverão ser entregues no Arquivo Nacional, ou encaminhadas, sob registro postal para o endereço, com indicação, no envelope, da categoria desejada. 

Leia o edital e o regulamento do concurso.
Acesse a ficha de identificação.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg