Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional e Casa de Rui Barbosa promovem atividades culturais gratuitas no RJ

Destaque

Arquivo Nacional e Casa de Rui Barbosa promovem atividades culturais gratuitas no RJ

por publicado: 01/06/2017 15h02 última modificação: 01/06/2017 15h29
Evento contará com visitas guiadas, sessões de cinema, teatro e mesas-redondas que terão como temática o debate sobre memória e sociedade

Rio de Janeiro, 1º/5/17 – O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa promovem a 1ª Semana Nacional de Arquivos, de 5 e 10 de junho. O evento acontece na semana em que se celebra o Dia Internacional dos Arquivos, 9 de junho, e reúne mais de cem instituições culturais em todo o país, com programação diversa. 

Durante toda a semana, as instituições participantes abrirão suas portas com atividades gratuitas. No Arquivo Nacional (AN) acontecerão  visitas guiadas, sessões de cinema, teatro e mesas-redondas que terão como temática o debate sobre memória e sociedade. 

Todos os dias no AN serão promovidas visitas guiadas à fábrica de papel onde o visitante poderá acompanhar a produção de papéis semi artesanais e a importância de sua utilização na preservação do acervo, com a demonstração de conservação de documentos arquivísticos. 

Na programação, está a exibição do filme "Cortes da Censura Federal" (Arquivo Nacional, 2003), que agrupa trechos de filmes censurados durante a ditadura. 

O destaque do teatro está na peça “Acabarão por nos esquecer” é baseada numa história verídica da época da colonização, quando uma cidade inteira controlada por Portugal na costa africana foi transferida ao Brasil. 

As mesas-redondas "Educação, Cultura e Arquivos" e "Arquivos, Bibliotecas e Museus" vão reunir especialistas de diversas instituições em diálogos interdisciplinares, entre muitos outros debates que acontecem durante o evento. A agenda inclui ainda o lançamento da revista Acervo, do Arquivo Nacional, sobre o tema Família e a abertura da exposição "Itinerários Indígenas". 

No último dia (10), como encerramento, o Arquivo Nacional homenageia a pesquisadora e ativista do movimento negro Maria Beatriz do Nascimento com exibição do filme "Orí", que conta sua trajetória, e em seguida promoverá uma mesa de debates. 

Clique e confira a programação completa do Arquivo Nacional durante a 1a. Semana Nacional de Arquivos no RIo 

Clique e confira a programação nos outros estados do Brasil  

Clique e veja a lista de instituições participantes em todo o Brasil com sua programação:

Participantes no Rio de Janeiro:
Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Instituto Municipal Nise da Silveira Universidade Federal Fluminense Arquivo De História Das Ciências - Museu De Astronomia E Ciências Afins Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha - DPHDM Fundação Biblioteca Nacional Museu Histórico Nacional Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro Museu da República Colégio Cruzeiro Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho Sociedade Clube da Esquina de Amigos do Arquivo Histórico de Cachoeiras de Macacu Fundação Getulio Vargas Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro Fundação Casa de Rui Barbosa Arquivo Nacional Arquivo da Cúria Diocesana de Nova Iguaçu Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé Instituto Moreira Salles

Arquivo


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg