Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional apresenta o mundo luso-brasileiro

General

Arquivo Nacional apresenta o mundo luso-brasileiro

por publicado: 23/08/2013 16h32 última modificação: 21/02/2014 09h22

O Arquivo Nacional apresenta a mostra O mundo luso- brasileiro, composta por documentos originais e reproduções, abrangendo um significativo e diversificado acervo documental da Instituição que vai do século XVI ao XIX, do período da Colônia à Independência.

Com o objetivo de mostrar o império ultramarino, a exposição conta com documentos originais como o tratado de paz entre Portugal e França, que estabeleceu o fechamento dos portos portugueses aos navios ingleses, assinado em 1801, por Napoleão Bonaparte e o tratado sobre as cartas geográficas para demarcação de limites, entre Espanha e Portugal na América, 1751. O original da Constituição Brasileira de 1824, a primeira do país, raramente exposta ao público, também poderá ser vista, com sua capa de veludo verde, brasão e ornamentação banhados a ouro. O juramento da imperatriz à Constituição, ornamentado em cores e o catálogo manuscrito da biblioteca de Leopoldina formam outro conjunto de originais expostos.

Cartas Régias, como as cartas de sesmarias, alvarás, correspondências entre a Corte e as colônias, mapas de comércio e de população, documentos marcados pela sua excepcionalidade, como o Foral de Macau, livros raros dos séculos XVII e XVIII e que tratam dos temas que construíram a memória da cultura luso-brasileira foram organizados sob a curadoria das historiadoras Claudia Heyneman e Vivien Ishaq, do AN.

Fazem parte também da exposição, o projeto do Chafariz, construído em Vila Rica, e atribuído a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a lista das pinturas para a decoração do Arco do Triunfo, montada no Rio de Janeiro, por Jean Baptiste Debret, além das cenas pintadas por J. B. Spix e Von Martius, membros da Missão Científica Austríaca, que esteve no Brasil entre 1817 e 1820.

A mostra disponibiliza ao público, através de documentos raros e imagens, informações sobre as inconfidências de Minas e do Rio de Janeiro, ideias políticas do século XVIII, as invasões napoleônicas e a chegada da corte de D. João VI ao Brasil, documentos da polícia da Corte, ilustrando detalhes do dia-a-dia do Rio do início do século XIX.

A exposição apresenta ainda o vídeo Nordeste: o país dos holandeses com imagens extraídas de livros raros dos séculos XVII e XVIII, que descreve a presença holandesa no Novo Mundo e sobretudo nas capitanias do nordeste brasileiro.

Fonte: Arquivo Nacional

Serviço
2ª a 6ª feira, das 8h às 18h
Arquivo Nacional - Praça da República, 173, Centro, Rio de Janeiro