Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aracaju implementa três programas inovadores de prevenção às drogas

Destaque

Aracaju implementa três programas inovadores de prevenção às drogas

por publicado: 13/04/2017 14h49 última modificação: 17/04/2017 14h07
Ação integrada envolve secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e a Guarda Municipal

Brasília, 13/4/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem realizado ações de implementação de três programas de prevenção ao uso de drogas em Aracaju: o Jogo Elos, o #TamoJunto e o Famílias Fortes. Desde a última semana de março deste ano, a Prefeitura Municipal de Aracaju promoveu um ciclo de reuniões de sensibilização de gestores para a efetivação dos programas em questão. 

A ação integrada envolveu as secretarias de Educação, de Saúde, de Assistência Social e a Guarda Municipal. O ciclo de reuniões contou com a presença da formadora federal do Programa Famílias Fortes, Juliana Escobar, que explicou a perspectiva de prevenção que está sendo implantada nos municípios. “O nosso objetivo é trabalhar em uma outra perspectiva de prevenção, na qual é levado em conta o contexto social e não fiquemos focados na droga, mas sim em pensarmos em como os sujeitos estão sendo protegidos em suas comunidades”, explica Escobar. 

De acordo com a coordenadora-geral de Prevenção da Senad, Ana Lúcia Ferraz, “é importante trabalharmos com a premissa da intersetorialidade, na visão de que devemos integrar as áreas de Educação, Saúde, Segurança e Assistência Social em ações de prevenção ao uso problemático de drogas”, enfatiza. 

Plano Nacional de Enfrentamento à Violência
Os programas #TamoJunto, Famílias Fortes e Jogo Elos são direcionados ao público de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e às suas famílias, em contextos escolares e comunitários. O objetivo comum é de subsidiar e implementar ações de prevenção do uso de drogas.

É nesse sentido que tem sido realizada a construção de uma base, dentro da perspectiva do Famílias Fortes, de amor e limites entre pais e filhos. Pensando nisso, já na primeira semana de abril de 2017, a sensibilização de profissionais e técnicos ligados a essa temática tem ocorrido, por exemplo, em rodas de conversas em Aracaju. O objetivo é levar adiante o Plano Nacional de Segurança Pública para a orientação sobre a prevenção do uso do álcool e outros entorpecentes.

Com informações da Prefeitura de Aracaju 


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg